Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Music 11 de dezembro, às 18h00

Recital de piano de Taíssa Cunha - Ludwig van Beethoven

A Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música apresenta no dia 11 de dezembro, às 18h00 o  Recital de piano de Taíssa Cunha.
Bilhete: 5 ♪ | Sócios: 3 ♪ |

Bilhetes para o espectáculo mediante reserva prévia: extensao.cultural@mnmusica.dgpc.pt ou, das 11h00 às 17h00, pelo telefone 21 771 09 90.

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço.
Lotação: 20 pessoas.

Nascida em Lisboa, TAÍSSA CUNHA iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa. É licenciada com Honras pelo Conservatório Superior de Música de Castilla y León (Salamanca, 2013), onde estudou com Miriam Gómez-Morán e Alberto Rosado. Realizou apresentações pelo continente europeu com performances solo e em duo com a violinista portuguesa Matilde Loureiro. Juntas conquistaram o Primeiro Prémio em Música de Câmara no Concurso “Prémio Jovens Músicos” (Lisboa, 2008) e uma Menção de Honra no Concurso “Concertino Praha” (República Checa, 2009). Apresentou-se com orquestra sinfónica no 3º Festival de Música “Dinastia” em Kiev, Ucrânia (2014), que lhe valeu um prémio Vox Populi por parte do público. Entre as suas premiações incluem-se o Prémio Especial no 16º Concurso Internacional de Piano Santa Cecília (Portugal, 2014), o 1º lugar e Melhor Interpretação de Obra Portuguesa no 10º Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (Portugal, 2015), entre outras.

Realizou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, em Portugal (onde também trabalhou como Pianista-Acompanhadora por três anos, acompanhando as classes de Coro, Cordas, Saxofone e Sopros-Metal), sob orientação do Professor Fausto Neves, tendo recebido, após a sua conclusão, o prémio de Melhor Aluna do Mestrado em Música desse ano (2017). Foi aluna em regime particular da renomada professora, aposentada da Juilliard School de Nova Iorque, Oxana Yablonskaya, entre 2012 e 2017. Participou de vários festivais, nacionais e internacionais, a destacar o 1º Festival Internacional de Piano de Amarante (2015) e o Encontro EPTA de Pianistas e Professores de Piano de Portugal (2017).
Entre os anos 2017 e 2019 residiu no Brasil, onde leccionou em Maringá e Londrina (Paraná), e deu diversos recitais a solo em salas de concerto em São Paulo, Londrina, Maringá, Campos do Jordão e Brasília, bem como uma performance do concerto de Mozart com a orquestra OSUEL no Teatro Ouro Verde sob a batuta do maestro Alessandro Sangiorgi (Londrina, 2018).
Desde o seu regresso a Portugal em 2019 tem desenvolvido intensa actividade no âmbito da música de câmara, com diversos ensembles da empresa Musicamera, para além de continuar com os recitais a solo e leccionar na Escola de Música do Colégio Moderno.
PROGRAMA
Sonata op. 27 no. 2
Adagio sostenuto
Allegretto - Trio
Presto agitato
Sonatina WoO Anh. 5 no. 2
Moderato
Romanze
Bagatelle no. 25 WoO 59 "Für Elise"
Sonata op. 57
Allegro assai
Andante con moto
Allegro ma non troppo - Presto
6 Variações op. 76 sobre a "Marcha Turca" de "Ruínas de Atenas"
Organization:
MNM/DGPC
Local:
Museu Nacional da Música, Lisboa