Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Music 06/05/2015 - 06/05/2015

Recital Temasa de Óperas e Musicais

Realiza-se no dia 5 de junho, às 18h30 no Museu Nacional da Música o Recital Temasa de Óperas e Musicais.

Soprano: Ana Madalena Moreira

Tenor: Jorge Baptista da Silva

Piano: Nataliya Kuznyetsova

Preço: 5 euros

Organização: Associação dos Amigos do Museu da Música.

PROGRAMA

MOZART

“ Bodas de Figaro “

- Giunse alfin il momento …..Deh vieni, non tardar… -Là ci darem la mano….

 

VERDI

“ Il Rigoleto “ - La donna è mobile…

 

“ La Forza del Destino “ - Pace, pace mio Dio! 

 

“ La Traviata “ - Longe da lei…

 

- Parigi o cara….

 

PUCCINI

“ La Bohème “ - Quando me’n vo…

 

PABLO SOROZÁBAL 

 

“ La taberneira del puerto” - No puede ser

PUCCINI

“ GianniSchicchi “– o mio babbino caro…

F. LEHÁR

“ A viúva alegre “ - Tua mão está fria…

 

GASTALDON

Musica proibita

 

F. LOEWE

“ My Fair Lady” - I could have danced all night

 

AGUSTÍN LARA

Granada

 

ALEXANDRO CORDIFERRO

Core ‘ngrato

 

 

 

 

CURRÍCULO DOS MÚSICOS

 

 

ANA MADALENA MOREIRA - SOPRANO


Em Fevereiro de 2004, editou um CD de Árias de Ópera – “ Octaedrum”-que foi gravado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa , sob a direcção do Maestro Manuel Ivo Cruz. Com obras de Dvořák , Mozart , Marcos Portugal, Bellini, Donizetti, Verdi, Puccini, Rossini e Alfredo Keil . 
Em Maio de 2002, no Teatro Camões, interpretou a personagem de Gilda na Ópera “Il Rigoletto” de Verdi.
Gravou um CD patrocinado pelo Ministério da Cultura, onde interpreta música dos compositores portugueses: Croner de Vasconcellos, Ivo Cruz e Vianna da Motta.
Aperfeiçoou a sua técnica vocal e interpretativa, em Viena, com a professora Karmmersängarin Ruthilde Boesch.
No âmbito do Lied a sua preferência em Recital tem-se centrado em Richard Strauss, Schubert e Schumann, integrando também no seu repertório música de outros compositores tais como Ravel, Duparc, Fauré, Bizet, etc.
O seu repertório estende-se igualmente a outras áreas tendo apresentado-se em Concerto com interpretações de obras como “Missa em Dó M” de Mozart, “Stabat Mater” de Pergolesi, “Gloria RV 589” de Vivaldi, “Missa de Stª Teresa” de Haydn ,“Requiem” de Domingos Bomtempo, Cantata de Bach “Jauchzet Gott in allen Landen”, “Exultate Jubilate” de Mozart, a Óratória “Jephte” de Giacomo Carissimi, a Oratória “Die Schöpfung” de Haydn e o ciclo “Schéhérazade” de Maurice Ravel , “Stabat Mater” de Rossini., etc.
Em Outubro de 98 frequentou a Master-classe com o professor Ted Puffer e foi finalista no “Concours Internacional d’Art Lyrique“ em França.
Apresentou-se na EXPO ‘98 interpretando “Madame Herz” da ópera “Schauspieldirektor”.
Estreou-se na Ópera interpretando a personagem de Rainha da Noite em “Flauta Mágica” de Mozart, a que se seguiram outras interpretações em Óperas do mesmo compositor tais como em “Rapto do Serralho”, “Don Giovanni” e “Idomeneo”.
Obteve uma Menção Honrosa , no III Concurso Nacional de Canto“Luisa Todi“ e, em 1995, foi seleccionada para a semi-final do Concurso Internacional Belvedere.
Gravou para a R.T.P. e para a R.D.P.
Foi solista com a Orquestra Nacional do Porto, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a Orquestra do Norte, com a Orquestra Sinfónica Juvenil, com a Orquestra de Câmara de Cascais, com o Coro Polifónico Eborae Musica, com o Quarteto Lacerda e em duo com os guitarristas Piñeiro Nagy e Carlos Gutkin. Actuou em colaboração com os Maestros Manuel Ivo Cruz ,Christopher Bochmann, José Ferreira Lobo, José Atalaya, João Paulo Santos, Armando Vidal, Mats Liljefors , Günther Arglebe, António Vitorino de Almeida e Kodo Yamagishi bem como com os pianistas Lucjan Luc, Alessandro Misciasci, Michael Lobberegt, Eurico Rosado, Nicholas MacNair e Mariko Moritani, Nataliya Kuznyetsova , entre outros.
Tem desenvolvido a sua actividade através de Recitais e Concertos, em Portugal e no estrangeiro nomeadamente em Espanha, França, Bélgica e Áustria.Iinterpretou as Valsas de Brahms , o Cíclo “ Italienisches Liederbuch” de Wolf , e a personagem Dona Anna na ópera Don Giovanni de Mozart.
Em Portugal, frequentou cursos de aperfeiçoamento com os professores Oliveira Lopes, Elsa Saque e Liliana Bizineche.
Frequentou os cursos de Verão na Internacional Sommerakademie Mozarteum, na Áustria, no âmbito dos quais trabalhou com os professores Elisabeth Schwarzkopf, Kerstin Meyer, Werner Hollweg e Rudolf Knoll. Aperfeiçou o seu repertório em Ópera Italiana com a professora Iris Adami-Corradetti.
É licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com a professora Joana Silva, tendo ainda frequentado a classe da professora Olga Pratts.
É licenciada em Matemática. Foi um dos elementos fundadores do Coro da Universidade de Évora, tendo prestado colaboração directa ao então maestro e director artístico.
Nasceu em Faro, onde iniciou os estudos musicais. Em 1987 iniciou os estudos de canto com a professora polaca Marta Jaroszewicz.


JORGE BAPTISTA DA SILVA - Tenor


Natural de Cascais, começou a cantar fado aos 12 anos em casas de fado e espectáculos a nível nacional e internacional. 
Aos 17 anos gravou o seu 1º cd "Imagem verdadeira".
Aos 19 anos começou a ter aulas de canto particulares e aos 20 anos entrou no Conservatório Nacional de Lisboa.
Foi pela mão de José Manuel Araújo seu professor de voz e de Carlos Avilez seu professor de artes cénicas que deu vida ao personagem Aeneas da Ópera “Dido and Aeneas” de Purcell, levada a cena no Teatro Nacional de S. Carlos.
Em 2010 participou no programa “Nasci para o Fado” da RTP e foi convidado por Filipe La Feria para integrar no elenco "Fado- História de um povo" que ficou mais um ano em cena no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
Integrou o elenco das casas de fado Pateo de Alfama e Casa de Linhares.
Cantou na homenagem ao Rei da morna Bana no Coliseu dos Recreios.
Cantou na ópera “La Bohème” de Puccini
Foi um dos fadistas na casa "Povo" onde gravou um cd intitulado “Povo”.
Cantor de arias de ópera e canções napolitanas em diversos eventos a nível nacional e internacional.
Foi convidado para leccionar canto na Escola do Grupo Desportivo da Mouraria no Palácio dos Távoras.
Estudou com Montserrat Caballé, Elvira Ferreira, José Manuel Araújo, Susan Waters, Lucia Mazzaria, Filomena Amaro, Fiorenza Cossotto entre outros. 
Foi convidado pelo maestro João Balula Cid para o projecto "No melhor piano cai o fado", apresentado no Palácio Foz.
Tem reforçado o Coro do Teatro Nacional de São Carlos em em diversas ocasiões.
Apresenta-se em muito espectáculos de fado, boleros, tangos, canções napolitanas e árias de Ópera em diversas partes do país.

NATALIYA KUZNYETSOVA - PIANISTA

O percurso de Nataliya divide-se em três diferentes fases.
A primeira, na Ucrânia, onde nasceu e onde finalizou com distinção na Faculdade de História e Teoria da Academia Superior Nacional de Música da Ucrânia. Tornou-se famosa como rádio jornalista (dez anos na Rádio Nacional), crítica de arte (apresentadora de “Mensageira Espiritual” e “Praça da Arte” na Televisão Nacional ucraniana), laureada do IV Concurso de Jornalistas de Ucrânia, compositora e poeta (com a criação de um CD). Acompanhou um Coro Juvenil numa tournée à Noruega, Polónia e Suécia.
A segunda fase na ilha da Madeira onde leccionou piano e educação musical na Academia de Música e Arte do Funchal, sendo também pianista do coral Orfeão Madeirense.
Na terceira fase, em Lisboa, torna-se professora de música na Academia Musical (Novas Letras Centro Musical) e no Centro Cultural da Igreja de S. Domingos de Benfica, colaborando como pianista e organista com vários grupos corais.
Actualmente é elemento integrante, como pianista, do grupo clássico “Art Liryc”, leccionando em várias escolas de música em Lisboa.
É pianista da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa desde Outubro de 2009
É também pianista do grupo “ Ópera Buffo” e do grupo coral “Forumúsica”.
Últimas actuações:
- Missa de Puccini com Coro do Mosteiro dos Jerónimos (Janeiro de 2008)
- Recital de Canto e Piano com Helena Juravskaia na Sala dos Espelhos do Palácio Foz 
(música russa e portuguesa dos sec. XIX e XX. Fevereiro de 2008)
- Uma Comédia Musical em 2 Actos “O Ensaio sobre um filho pródigo” com o grupo “Art Liryc” no Centro Cultural de Moscavide (Março de 2008)
- Concerto na Basílica dos Mártires (música sacra portuguesa do séc. XVIII) sob a direcção do Nuno Mesquita (Abril de 2008)
- Recital de Canto e Piano com tenor Pedro Tavares no Museu Nogueira da Silva em Braga (Abril de 2008)
- Recital de Canto e Piano “Cantorum” no Salão Paroquial de Algés (Maio de 2008)
- Tarde de poesia e música ucraniano-brasileiro-portuguesa com o grupo “Art Chanson” no Palácio Foz (Junho de 2008)
- Actuações com o fadista Juliano Louceiro em Fátima, na Casa do Alentejo em Lisboa
- Recital de Violino e Piano com Bruno Ramos (música barroca e clássica (Dezembro de 2008) 
- Concertos de Canto e Piano com a mezzo-soprano Larissa Savchenko na Sala dos Espelhos do Palácio Foz e na Aula Magna da Universidade de Lisboa (Fevereiro de 2009)
Durante o Verão de 2009 e 2010, colaborou com o solista da Ópera Covent Garden Sergei Leiferkus, acompanhando obras de Tchaikovsky, Rachmaninoff, Mozart, Berlioz,etc.
Recital de piano e flauta de pan com Segiu Nichitovschi no Centro Franco-Português com música de Bizet, Debussy, Fauré, Ravel, Saint-Saens e Massenct. (2010)
Concerto de homenagem aos 55 anos de carreira do prestigiado maestro António Vitorino D’Almeida e com a participação pessoal do maestro, acompanhando a soprano Ana Madalena Moreira e o tenor Pedro de Vasconcelos no Forum Seixal (Maio de 2010)
É também correspondente exclusiva em Portugal da Rádio Nacional da Ucrânia desde o ano de 2004.

Organization:
Associação dos Amigos do Museu da Música
Local:
Museu Nacional da Música