Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Atividades diversas Entre abril e julho

Vestir afetos! Programa Pós-Parto® no Museu Nacional do Traje

Entre abril e julho, o Museu Nacional do Traje e a Junta de Freguesia do Lumiar convidam as mamãs e seus bebés para um Programa Pós-Parto no Museu®, dinamizado pela fisioterapeuta Graça Lucena.

Este programa é especialmente destinado à mãe e seu bebé (e ao pai, se estiver disponível!), preferencialmente entre o 1° e o 6º mês. É uma proposta de saúde que associa, de forma inovadora, a recuperação pós-parto a uma proposta cultural concebida para famílias com bebés.

Aproveitando o sol da primavera, saia de casa e venha visitar-nos ao Palácio Angeja-Palmela, no Lumiar. No Museu Nacional do Traje, descobrirá uma curiosa coleção de indumentária histórica e acessórios de traje, desde o século XVIII à atualidade, e os seus jardins, que convidam a um passeio revigorante.

Num ambiente seguro e descontraído, vamos partilhar experiências, conviver com outras famílias e conversar sobre tantas histórias que este harmonioso palácio e os seus trajes têm para revelar. Simultaneamente, a mamã poderá aprender a importância do toque e da massagem do bebé, melhorar a sua postura e forma física, o que fazer quando o seu bebé se constipa e relaxar no fascinante Parque Botânico do Monteiro-Mor.

A acompanhar as sessões, terá a fisioterapeuta Graça Lucena (também autora da ideia), experiente nesta área; e mediadores culturais do Museu Nacional do Traje, que a irão surpreender com curiosidades sobre a evolução da vivência da maternidade e da família, ao longo dos tempos e nas várias classes sociais.

O programa distribui-se por 4 sessões, podendo inscrever-se individualmente ou no seu conjunto.

27 abril | Postura e Comunicação Corporal

A postura e os movimentos do nosso corpo comunicam sentimentos e estados de espírito. Desde criança, aprendemos a seguir um código de conduta, que combina a nossa individualidade com o saber estar em sociedade. O que nos têm a dizer as posturas das modelos reproduzidas ou fotografadas nas revistas de moda?

4 maio | Exercício e Forma Física

O exercício ajuda a manter a forma física e o bem-estar psicológico. Hoje, o que vestimos é prático e adequado ao dia-a-dia, mas nem sempre assim foi. Querem descobrir como se criava uma elegante silhueta feminina no século XVIII? Ou como as mulheres dos anos 1920 começaram a praticar desporto e vestir-se de forma mais livre, que lhes permitia dançar ao ritmo do foxtrot?

1 junho | Massagem e Desenvolvimento do Bebé

Ser criança é ter direito à educação e poder brincar livremente! No Dia Mundial da Criança, a partir do traje infantil e da coleção de brinquedos do Museu, vamos compreender como a educação evoluiu em várias épocas e estratos sociais, de acordo com o entendimento psicológico e social sobre a criança.

6 julho | Relaxamento e Meditação

Em pleno Verão, o Parque Botânico do Monteiro-Mor é o espaço ideal para um passeio entre cores e cheiros floridos, onde as mamãs e seus bebés poderão confraternizar à sombra da primeira araucária heterophylla plantada em Portugal. Após tantos estímulos sensoriais, será tempo para relaxar e meditar, deixando-se levar pelo conforto do contacto com a natureza.

 

Inscrições obrigatórias através do preenchimento do formulário

https://forms.gle/6EMi6yBVf6rSNWPH9

Limitado a 10 vagas por sessão, por ordem de inscrição.

 

Horário:
Quartas-feiras, 10h30 – 12h45 

Público
Preferencialmente Mães e Bebés em licença de parentalidade, do 1º até aos 6 meses.


Informações

Museu Nacional do Traje – servicoeducativo@mntraje.dgpc.pt
Telef.: 217 543 928

Fisioterapeuta Graça Lucena – info@gracalucenanaphysio.pt
TM/WhatsApp: (+351) 934140691

O Programa Pós-Parto® no Museu Nacional do Traje 2022 é possível com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar.

Organization:
MNT/DGPC. Apoio da Junta de Freguesia do Lumiar
Local:
Museu Nacional do Traje, Lisboa