Skip Navigation

Atividades RPM De 20 de maio a 5 de junho

Novidade Formação RPM 2019 | Sessões de Formação de Um Só Dia | Armas de Fogo em Contexto Museológico

No âmbito do programa de formação RPM 2019, para além dos cursos habituais do 2.º semestre, organizam-se este ano sessões de formação de um só dia sobre Avaliação da Acessibilidade nos Museus RPM  e sobre Armas de fogo em contexto museológico.

Em Portugal, o controlo e a fiscalização de armas, munições e substâncias explosivas e equiparadas que não pertençam ou se destinem às forças armadas e demais forças e serviços de segurança é enquadrado pelo RJAM – Regulamento Jurídico das Armas e suas Munições, que não exclui do seu articulado museus cujas coleções integrem armas e munições para fins de natureza histórica e cultural.

A Direção-Geral do Património Cultural e a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, através do Departamento de Armas e Explosivos, promovem em conjunto um programa de sessões de esclarecimento no sentido de sensibilizar os museus em Portugal para a legislação relativa à detenção de arma de fogo em contexto museológico e aos procedimentos a adotar com vista ao respetivo licenciamento. Serão também abordados os procedimentos a adotar nos casos de detenção de armas não inseridas em contexto museológico.

Estas sessões de formação são enquadradas no âmbito do programa de formação RPM 2019 que, para além dos cursos habituais do segundo semestre, promove este ano sessões de formação de um só dia ou de meio dia no primeiro semestre do ano.

Neste contexto, a temática “Armas de fogo nos Museus RPM” será abordada em 5 sessões ministradas por especialistas da PSP (Intendente Florbela Carrilho, Comissário José Maurício, Comissário José Pereira , Chefe Carlos Mateus), nas seguintes datas e locais:

20 de maio - Museu Nacional dos Coches, Lisboa
24 de maio - Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto
29 de maio - Museu Municipal Dr. José Formosinho, Lagos
4 de junho - Museu de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
5 de junho - Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, Madeira

Devido ao facto de não se ter atingido o número de inscrições necessário à viabilização da realização da Ação de Formação “Armas de Fogo em Contexto Museológico nos Museus RPM” no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, no próximo dia 22 de maio, e no Museu-Biblioteca Casa de Bragança, em Vila Viçosa, no próximo dia 28 de maio, estas duas sessões foram canceladas. Lamentamos eventuais transtornos causados.

As sessões são gratuitas mas sujeitas a inscrição prévia - até 10 de maio – através do envio da ficha de inscrição para formacaoRPM@dgpc.pt.

Para mais informações, por favor, contactar: 
Ana Sabino anasabino@dgpc.pt
Rosa Fragoso rosafragoso@dgpc.pt 
(21 361 42 00 | 21 365 08 30).

Organization:
RPM/DGPC
Local:
Vários locais