Skip Navigation

Shows Até 19 de agosto

Festival Cistermúsica 2020

Em 2020 o Cistermúsica promete uma viagem musical que, partindo das celebrações dos 500 anos da circum-navegação, é também marcada pelos 250 anos do nascimento de Beethoven.

Adaptada à nova realidade e pretendendo passar uma mensagem de confiança e de esperança, a programação foi pensada para a envolvente monumental única que é o Mosteiro de Alcobaça e desenvolve-se em três eixos fundamentais.

As propostas musicais vão desde a época de ouro da polifonia portuguesa, interpretada pelo Ensemble São Tomás de Aquino, até uma versão muito intimista e especial do Stabat Mater, de Pergolesi, interpretado por um trio de luxo constituído pelo acordeonista João Barradas e pelas cantoras Bárbara Barradas e Cátia Moreso.

Assente na ideia de diáspora, a programação replica uma circum-navegação lusófona, onde vamos poder ouvir as influências de Portugal no mundo, com os Sete Lágrimas e a forma como a identidade musical portuguesa evoluiu desde as Cantigas de Santa Maria até ao fado, passando pelo barroco e pelas influências tropicais, como sucede no projeto “Do Barroco ao Fado”, dos Músicos do Tejo com o fadista Ricardo Ribeiro e a soprano Ana Quintans.

Ainda à volta do barroco, mas sempre ligado ao mar, teremos a orquestra La Nave Va, a quem se junta o tenor Marcel Beekman, uma das estrelas atuais no mundo da interpretação barroca, que nos traz, através das suas árias, um programa pensado entre Espanha e Portugal e onde podemos ver a influência do elemento mar.

Por fim, um eixo fundamental, que é a celebração do grande génio de Beethoven através da música para piano solo, duo de violoncelo e piano, quartetos de cordas e orquestra sinfónica. Beethoven foi, com a sua arte e com o seu pensamento, um verdadeiro construtor de pontes entre homens e culturas e um verdadeiro símbolo da identidade europeia, perfeito para uma celebração onde também se festeja a aventura da circum-navegação, esse “mostrar mundos ao mundo” que podemos sentir tão bem através da música da diáspora e até nas nossas próprias raízes.

Esta edição navega ainda por outros mares, explorando outras vertentes artísticas, cujo maior destaque será a apresentação da famosa cantata “Carmina Burana”, de Carl Orff, num espetáculo de Dança Contemporânea
e Videomapping com transmissão Livestream desenhado e protagonizado pela Vortice Dance Company, e ainda vários concertos pelo quarteto de jazz The Postcard Brass Band que, partindo do jazz tradicional de Nova Orleães, viaja por vários estilos e linguagens musicais.

PROGRAMAÇÃO

aceder ao link:
https://www.cistermusica.com/pt/programacao

BILHETES E INFORMAÇÕES

aceder ao link:
https://www.cistermusica.com/pt/bilhetes-e-informacoes

Organization:
cistermúsica
Local:
Mosteiro de Alcobaça
Site:
https://www.cistermusica.com/

Next Events