Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Até 2 de janeiro de 2022

OBRA CONVIDADA ALONSO SÁNCHEZ COELLO Infanta Isabel Clara Eugénia com Magdalena Ruiz

Estará patente entre os dias 8 de outubro e 2 de janeiro de 2022, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa a exposição OBRA CONVIDADA ALONSO SÁNCHEZ COELLO Infanta Isabel Clara Eugénia com Magdalena Ruiz.

Esta obra integra-se na tradição do retrato de corte criado em meados do século XVI, seguindo o modelo definido por Anthonis Mor, ao representar os membros da Casa de Áustria, e adaptado na Península Ibérica por Alonso Sánchez Coello.
Nascido perto de Valência, Coello mudou-se com a família para Portugal, onde iniciou a sua educação artística. D. João III custeou, em 1550, a sua viagem à Flandres, onde foi discípulo de Anthonis Mor. Ao regressar a Lisboa, c. 1552, trabalhou para o príncipe D. João e para a sua mulher, D. Joana, irmã de Filipe II, que, quando enviuvou, regressou a Espanha. Em 1555, Sánchez Coello levou-lhe à corte, em Valladolid, um retrato do seu filho, o futuro rei D. Sebastião. O pintor não regressaria já a terras lusas.
A figura da infanta, com uma das mãos apoiada na cabeça de Magdalena Ruiz, remete para outros retratos femininos da dinastia dos Habsburgos. A inclusão da imagem paterna – um retrato dentro do retrato, reproduzindo o busto em alabastro de Pompeo Leoni – servia para reforçar o porte majestático do modelo. A presença da anciã – uma criada muito próxima, vinculada à corte espanhola durante o reinado de Carlos V e de Isabel de Portugal – é igualmente um elemento que reforça o sentido da tradição e da continuidade familiar.
A composição revela, por outro lado, curiosas referências filoportuguesas: a infanta exibe uma indumentária com as cores do cerimonial luso (ouro sobre branco) e Magdalena Ruiz – que, em 1581, acompanhara Filipe II a Portugal – ostenta, por sua vez, um colar de coral – eventual recordação dessa viagem – e sustém entre as mãos dois pequenos macacos, oriundos da América amazónica.


Organization:
MNAA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa