Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Patente entre 6 de maio e 30 de outubro

Viver a sua vida Georges Dambier e a Moda | Temporada Cruzada Portugal-França

Inaugura no dia 5 de maio, às 18h00, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa a Exposição Viver a sua vida Georges Dambier e a Moda, com curadoria de Anabela Becho.

Evento organizado no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França.

Estará presente Guillaume Dambier conservador de Georges Dambier Photos

Considerando a moda e a fotografia como meio privilegiado de reflexão sobre o tempo e a memória, a exposição “Viver a sua Vida . Georges Dambier e a Moda / Vivre sa Vie. Georges Dambier et la Mode”, comissariada por Anabela Becho, apresenta a visão singular do fotógrafo Georges Dambier no contexto da alta costura parisiense dos anos 1950, período conhecido como “L'Âge d'Or”.

Em França, Dambier foi dos primeiros fotógrafos a tirar as manequins dos estúdios, abandonando as poses fixas e as atitudes estereotipadas, mas sem descurar uma execução exigente e primorosa.

É com o apoio de Hélène Lazareff, da ELLE,  que lança o conceito vanguardista de "fotógrafo-turista", tendo vindo a Portugal em 1957 para uma reportagem de moda, onde insere as modelos nos recantos de sítios icónicos como Óbidos e Nazaré, entre outros, lado a lado com as gentes locais.   

 A exposição apresenta a visão de Georges Dambier de uma mulher livre e emancipada, longe do pressuposto de uma mulher-objeto, através de uma seleção de 40 fotografias, organizadas em seis núcleos temáticos:

- Espírito couture;

- Uma mulher na cidade;

- Scénario: a fotografia de moda revelada;

- Real e Surreal: fotografia de moda, um universo entre realidade e fantasia;

- Convite à viagem: a moda no mundo segundo Georges Dambier;

- Portugal, 1957.

Organization:
MNT/DGPC
Local:
Museu Nacional do Traje, Lisboa