Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Meetings and Conferences 2 de fevereiro, às 19h00

Ciclo de Conferências no âmbito da Exposição Cantores de Ópera - Coleção de Gravuras do Museu Nacional da Música

De modo a abordar o contexto e período histórico no qual se enquadra a exposição "Cantores de Ópera - Coleção de gravuras do Museu", assim como a realidade musical em Portugal e na Europa à época, o Museu Nacional da Música apresenta um ciclo de conferências, que se prolongará até Fevereiro.

A próxima conferência decorre já no próximo dia 2 de fevereiro, às 19h00, Fazer Chorar, Horrorizar, Morrer Cantando: Cantores de Ópera Italiana no Período Romântico, por Luísa Cymbron, investigadora e professora do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, apresentará no Museu Nacional da Música. 

A conferência será pontuada com momentos musicais que terão a participação de Ana Paula Russo, João Paulo Santos, Ariana Russo, Bruno Almeida e João Oliveira.

Entrada é livre.

Luísa Cymbron doutorou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, onde também ensina. Desde 2007 é membro do CESEM. As suas áreas de investigação centram-se na música portuguesa do século XIX e na recepção do repertório italiano e francês em Portugal e nas relações musicais entre Portugal e o Brasil, durante o mesmo período. É autora, em colaboração com Manuel Carlos de Brito, de História da Música em Portugal (1992) e organizou na Biblioteca Nacional de Portugal a exposição Verdi em Portugal 1843-2001. Em 2012 publicou o volume de ensaios Olhares sobre a música em Portugal no século XIX:  ópera, virtuosismo e música doméstica (CESEM – Edições Colibri). Tem colaborado em diversos projectos de investigação em Portugal e no estrangeiro, como por exemplo: The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe (Musical Institutions and the Circulation of Music and Musicians in Europe 1600-1900) da European Science Foundation, “The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal”, “Theater of Laughter: Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900)” e “La Recepción de la Ópera Italiana y Francesa en España (1790-1870)” da Universidade de Salamanca. É autora de vários artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. Tem realizado em Portugal concertos comentados e outras actividades de divulgação procurando captar novos públicos para os fenómenos e repertórios que estuda.

Organization:
MNM/DGPC
Local:
Museu Nacional da Música, Lisboa