Skip Navigation

Meetings and Conferences Até 15 de julho - 16h30-17h30

Ciclo de Palestras: "Orientalismo na Arte e na Literatura”

O Serviço Educativo do MNAC organiza um ciclo de palestras em torno da exposição "Otelo e Desdémona. Nos Palcos da Paixão". 

24  de junho - Macau e o Orientalismo Visual Romântico de George Chinnery (1825-1852) - Rogério Miguel Puga CETAPS, NOVA FCSH
Professor Auxiliar da NOVA FCSH, investigador do CETAPS e CHAM, e autor de várias obras sobre relações anglo-portuguesas e história de Macau.

A partir de alguns pressupostos dos Estudos Pós-coloniais, a nossa palestra analisa o orientalismo pitoresco do pintor romântico George Chinnery através das suas representações da Macau do século XIX, sobretudo dos topoi da dimensão sínica do território que se encontrava então sob administração portuguesa.
arquitectura exótica de influência oriental. Nesta apresentação irei discutir alguns exemplos construídos no antigo “oriente português” tentando examinar os porquês e os impactos desta relação entre arquitectura e orientalismo a “oriente”.

Local: Átrio do MNAC, Rua Serpa Pinto, nº 4.
Lotação: máximo de 10 pessoas
COMISSÃO CIENTÍFICA: Emília Ferreira (MNAC/IHA/FCSH/NOVA), Rogério Miguel Puga (CETAPS/FCSH/NOVA), Everton V. Machado (Universidade Católica Portuguesa), Joana d'Oliva Monteiro (IHA/FCSH/NOVA), Fátima Faria Roque (MNAC/IELT/FCSH/NOVA), Maria de Aires Silveira (MNAC).

Limitações inerentes às medidas de segurança em vigor: máximo de 10 lugares.

 As palestras serão gravadas e transmitidas via Youtube e página Facebook do MNAC

Organization:
MNAC-MC/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado