Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Meetings and Conferences 3 de dezembro, às 18h30

Conferência «Museus Orgânicos: inclusão, partilha de saberes e oportunidades sociais»

Na sexta-feira, dia 3 de dezembro, às 18h30, realiza-se no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, a Conferência Museus Orgânicos: inclusão, partilha de saberes e oportunidades sociais.

Entrada livre limitada à capacidade da sala de acordo com as normas da DGS.

Alemberg Quindins é o criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda (Ceará, Brasil). Em parceria com o SESC, essa instituição protagoniza o projeto Museus Orgânicos.

A primeira experiência, que serviu de laboratório ao projeto, foi, exatamente, a Fundação da Casa Grande, que recuperou a primeira casa aí construída. Tem desenvolvido um notável trabalho de resgate da memória dos habitantes do Vale do Cariri nas áreas da cultura local, num processo de capacitação das crianças ao nível da liderança, as quais mantêm em funcionamento, na Fundação, um canal de TV, outro de rádio, uma editora e um museu de banda desenhada. As Casas dos Mestres, ressignificadas pela sua transformação em lugares de memória afetiva, abertas ao público, ampliam a primeira experiência e potenciam o desenvolvimento sustentável do turismo local.

Organization:
MNAA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa