Skip Navigation

Radio Todos os domingos, depois do noticiário das 10h00, com repetição à segunda feira, depois das 23h00.

Encontros com o Património - 14.ª Série

Inicia-se no próximo domingo, 18 de outubro, a emissão da 14ª série de programas Encontros com o Património, um projeto da Direção Geral do Património Cultural em parceria com a TSF/Rádio Notícias. Ao domingo, a seguir ao noticiário das 10h00, com repetição à segunda feira, depois das 23h00.

Próximo Programa: 25 de outubro: Caminho de Santiago

Desde o século IX que vastos territórios foram atravessados por peregrinos em direção a Santiago de Compostela, criando uma das redes de comunicação mais importante da Europa. O Caminho de Santigo, uma expressão histórica da cultura europeia, foi um pilar da identidade local e regional dos territórios que atravessa, tendo dado origem a novas povoações, a novas vias de comunicação e a novas realidades culturais. Com um crescimento acentuado nos finais do século XX, o Caminho de Santiago é hoje procurado, também em Portugal, pelos mais diversos motivos, espirituais, culturais ou turísticos, e é percorrido anualmente por centenas de milhares de pessoas.  Recentemente, uma iniciativa legislativa cometeu à Cultura e ao Turismo a responsabilidade da certificação de Itinerários do Caminho de Santiago. Para sabermos mais sobre a sua história e a sua atualidade teremos neste programa à conversa Paulo Almeida Fernandes, David Ferreira e Pedro Beato.

A primeira série de Encontros com o Património teve início a 10 de Novembro de 2007, tendo até hoje sido emitidos nestes 13 anos cerca de 890 programas com a participação de cerca de 1800 convidados, abordando-se temas tão diversos como exposições, rotas patrimoniais, barragens, castelos, palácios, quintas de recreio, vilas, museus, pontes históricas, conventos, faróis de costa, minas, património arqueológico, igrejas, centros históricos, património mundial, arquitetura, paisagens classificadas ou cafés, entre muitos outros; temas que retratam quer a diversidade do património existente no continente, como nas ilhas dos Açores e da Madeira, quer a plural herança que os portugueses legaram no mundo, procurando sempre trazer a atualidade e a diversidade através do cruzamento de olhares especialistas.

Encontros com o Património foi agraciado em 2014 com o prémio do Património Cultural da União Europeia/Prémios Europa Nostra, na categoria Educação, formação e sensibilização, sendo considerado um exemplo a replicar noutros Estados Membros.

Ganhou em 2010 o prémio Autores (SPA) para o Melhor Programa de Rádio e duas Menções Honrosas, uma atribuída no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira 2009/2010 e outra pela APOM, na categoria de melhor trabalho jornalístico, esta última de novo entregue pela APOM em 2012. 

Encontros com o Património conta com o apoio da Lusitania Seguros.

Link para a página do programa no site da TSF: 

https://www.tsf.pt/programa/encontros-com-o-patrimonio.html - aqui encontra a emissão mais recente e todo o histórico dos programas já emitidos; é uma página para audição online, no site, e não permite fazer o download do programa.

width=

Organization:
DGPC; TSF
Local:
TSF

Next Events