Skip Navigation

Visitas Guiadas 27 de janeiro

Breve Encontro | POENTE (França), de Alves Cardoso

Nos dias 13 e 27 de janeiro, a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa apresenta mais Breve Encontro POENTE (França), de Alves Cardoso.

Com os pintores que integram a denominada escola de Barbizon a representação da paisagem autonomiza-se deixando de ser uma construção em atelier para ser uma pintura “sur le motif” na procura da sinceridade e da verdade na representação da natureza, nomeadamente  na perceção e estudo dos efeitos da luz decorrentes das mutações das condições atmosféricas dos seus elementos, tidos até então como banais – árvores, pontes, rios, animais ...
É a afirmação da crença de que o belo estava na natureza e não nos museus.
“Como paisagista Artur Alves Cardoso (1882-1950) revelou um delicado e enternecido sentimento da natureza, que interpretou com grande riqueza cromática e com largo sentido da atmosfera e da luz” (Pamplona, Fernando, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses, vol I, 2ª edição, Livraria Civilização, 1987, p.87)
Propomos assim,  num “Breve Encontro” de 20 minutos, com a obra de Artur Alves Cardoso - Poente (França) datada de 1907 realizar uma possível viagem pela coleção de pintura de Anastácio Gonçalves. Destacando esta pintura de paisagem, assente num estudo pormenorizado das variações de luz, do movimento da vegetação, dos reflexos e mutações da água numa composição possível pela realização da pintura “in loco”, a pintura ao ar livre, na alvorada do séc.XX.
  

Entrada livre | Número máximo de pessoas 5* | Obrigatório o uso de máscara
Visita orientada por Luís Nascimento

*(sujeito a marcação para divulgacao@cmag.dgpc.pt ou 21 354 08 23)

Organization:
CMAG/DGPC
Local:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa