Skip Navigation

Iniciativas 02/16/2017

Coleção Estudos de Museus: uma iniciativa editorial da DGPC em parceria com a editora Caleidoscópio

O mercado editorial português está carente de publicações na área dos museus e da Museologia, nomeadamente de estudos de grande fôlego e de sínteses sobre a história e os desafios dos museus portugueses. Contudo, nos últimos anos tem sido numerosa a apresentação de teses de doutoramento sobre museus e Museologia, aprovadas em diversas universidades nacionais. Infelizmente, a maioria dessas teses acaba por ficar reduzida ao conhecimento de um círculo restrito de investigadores e de estudantes, pois não são editadas.

Visando colmatar essa lacuna, a Direção-Geral do Património Cultural e a Editora Caleidoscópio criaram a nova Coleção Estudos de Museus, na qual são editados trabalhos de investigação, aprovados em diversas universidades. Para operacionalizar esta coleção, a Caleidoscópio constituiu um Conselho Editorial, formado por docentes universitários e em que a DGPC está representada.

Até ao início de 2017 já foram publicados 6 livros:

1 – Joana Baião, Museus, Arte e Património em Portugal. José de Figueiredo (1871-1937)

2 – Clara Frayão Camacho, Redes de Museus e Credenciação. Uma Panorâmica Europeia

3 – Inês Ferreira, Criatividade nos Museus. Espaços Entre e Elementos de Mediação

4 – Ana Carvalho, Museus e Diversidade Cultural. Da Representação aos Públicos

5 – Duarte Freitas, Memorial de um Complexo Arquitetónico enquanto Espaço Museológico. O Museu Machado de Castro

6 – Adelaide Duarte, Da Coleção ao Museus. O Colecionismo Privado de Arte Moderna e Contemporânea em Portugal

Os temas abordados vão da perspetiva histórica, iluminando o papel de personalidades como José de Figueiredo (Museu Nacional de Arte Antiga) ou António Augusto Gonçalves (Museu Nacional Machado de Castro) a assuntos da contemporaneidade, tais como as redes de museus, os públicos imigrantes ou a mediação cultural. O título mais recente incide sobre o colecionismo privado em Portugal, estudando quatro coleções referenciais: de José Berardo, de José-Augusto França, de Manuel de Brito e de António Cachola.

A Coleção Estudos de Museus prosseguirá em 2017 com a edição de mais quatro títulos, dando corpo e espessura a este projeto editorial que pode interessar não apenas a investigadores, estudantes e profissionais de museus mas a todos aqueles que se interessam pelo património cultural e que são visitantes e utilizadores dos museus.

Entrevista de Clara Camacho, - a partir do minuto 51 - coordenadora da coleção «Estudos de Museus», e autora do volume «Redes de museus e credenciação», ao programa «A Força das Coisas», da RDP2.
(18 de Março de 2017)

Fragmentos da entrevista de Clara Camacho, no programa «Ronda da Noite» da Antena 2.

(28 de Março de 2017)