Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Iniciativas 02/17/2022

Novo Bauhaus Europeu: abertas candidaturas aos prémios de 2022

Estão abertas as candidaturas aos prémios Novo Bauhaus Europeu de 2022 até 28 de fevereiro de 2022, às 18h00 (hora de Portugal Continental).
Sessão de informação no dia 27 de Janeiro, entre as 13h-15h, mais informação e link streaming Aqui

Aceita-se a participação de candidatos de todas as nacionalidades e dos mais variados contextos, desde que os conceitos, ideias e projetos sejam desenvolvidos e/ou fisicamente localizados na UE. Após o êxito obtido com a primeira edição (em 2021 foram recebidas mais de 2000 candidaturas), a edição de 2022 celebrará novos e inspiradores exemplos das transformações que a iniciativa pretende introduzir no nosso quotidiano, nos espaços em que vivemos e nas nossas experiências.


Tal como a primeira edição do Novo Bauhaus Europeu, os prémios de 2022 recompensarão ideias de jovens talentos e projetos existentes de sustentabilidade, inclusão e estética, que aproximarão o Pacto Ecológico Europeu dos cidadãos e comunidades locais. Serão atribuídos prémios a projetos e ideias que contribuam para a criação de espaços que aliem simultaneamente beleza, sustentabilidade e inclusão, em quatro categorias: restabelecer a ligação com a natureza; recuperar um sentimento de pertença; dar prioridade aos lugares e às pessoas mais necessitadas; promover uma reflexão de longo prazo centrada no ciclo de vida e integrada no ecossistema industrial.

Haverá prémios em 4 categorias diferentes que reflectem os eixos temáticos de transformação identificados durante a fase de co-design da Novo Bauhaus Europeu e são inspirados pelas opiniões e experiências de milhares de cidadãos e organizações da UE:

  • Reconexão com a natureza
  • Recuperar um sentido de pertença
  • Dar prioridade aos lugares e pessoas que mais precisam dela
  • Moldar um ecossistema industrial circular e apoiar o pensamento do ciclo de vida

Em cada uma das categorias existem duas vertentes de competição paralelas:

Novos Prémios Europeus Bauhaus para projectos já concluídos

  • Os vencedores receberão 30 000 euros e um pacote de comunicação
  • Os corredores receberão 20 000 euros e um pacote de comunicação

Novas Estrelas em Ascensão Bauhaus Europeias para ideias de jovens talentos com 30 anos ou menos

  • Os vencedores receberão 15 000 euros e um pacote de comunicação
  • Os corredores receberão 10 000 euros e um pacote de comunicação

Quem pode candidatar-se e até quando?

Tanto nacionais da UE como não comunitários podem candidatar-se, desde que o seu conceito, ideia ou projecto seja efectivamente desenvolvido e/ou fisicamente localizado na UE. Também são possíveis candidaturas conjuntas/parcerias e consórcios, com os mesmos critérios que para projectos baseados na UE.

Os jovens com menos de 30 anos de idade, a 28 de Fevereiro de 2022, podem candidatar-se a ambas as vertentes do concurso - os New European Bauhaus Awards e os New European Bauhaus Rising Stars. Os promotores de projectos com mais de 30 anos de idade podem candidatar-se aos New European Bauhaus Awards com projectos finalizados nos últimos dois anos (os projectos mais antigos não são elegíveis).

As candidaturas podem ser modificadas desde que se encontrem em modo de projecto.

Mais informações no comunicado de imprensa, no documento com perguntas e respostas.


Candidaturas aqui.



Fonte: Comissão Europeia - Representação em Portugal e Página oficial do New European Bauhaus