
News 10/07/2019
A investigação sobre traceologia, que se faz no LARC, no "Muito Barulho Para Nada"
A investigadora do LARC/DGPC, Marina Araújo apresentará na próxima Terça-feira, dia 8 de Outubro, no programa “Muito Barulho Para Nada“, da RTP2 (episódio 4), os resultados da investigação que desenvolve sobre Traceologia.
O Laboratório de Arqueociências (LARC) é uma estrutura de investigação da DGPC que integra diferentes áreas disciplinares que se complementam. Tem como principal objetivo produzir conhecimentos sobre aspetos de natureza económica, social, cultural e biológica das populações ancestrais, bem como da sua relação e interação com o meio ambiente. Pretende-se, deste modo, identificar diacronicamente os mecanismos de mudança responsáveis pela realidade presente. Para concretizar este desafio, recorre-se a diferentes disciplinas dedicadas ao estudo do Passado através da análise de artefactos líticos (Tecnologia Lítica), sedimentos (Geoarqueologia), restos de plantas (Paleobotânica), animais (Arqueozoologia) e ossos humanos (Bioarqueologia humana) recuperados em contexto arqueológico. Entre as várias áreas de interesse destacam-se a utilização e gestão de recursos animais, vegetais e geológicos, o papel da natureza na vida quotidiana das populações e a resposta cultural e adaptativa aos condicionalismos e ofertas ambientais.
A par do desenvolvimento de projetos próprios e de colaborações nacionais e internacionais, o LARC presta apoio à comunidade arqueológica nacional através da Prestação de Serviços e da abertura anual do Concurso Arqueociências.
O LARC é dotado de instalações, aparelhos técnico-científicos, infraestruturas documentais e Coleções de Referência como a Osteoteca, a Palinoteca, a Carpoteca e a Xiloteca. Estas coleções de referência estão integradas, por protocolo, no Consórcio Nacional para a Valorização e Uso Científico das Coleções de História Natural – NatCol. São membros deste Consórcio a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, o Instituto de Investigação Científica Tropical, a Câmara Municipal de Funchal e a Universidade Técnica de Lisboa.
A par com a produção de conhecimentos nas diversas áreas de especialidade, a equipa do LARC desenvolve ainda projetos experimentais, organiza ações de formação e de divulgação, estágios para alunos de graduação e pós-graduação e participa ainda na conceção e execução de programas e espaços museológicos.
O LARC conta com a colaboração de investigadores externos que aqui desenvolvem projetos de investigação no domínio das Arqueociências, funcionando igualmente como Centro de Acolhimento para estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.
O LARC é um laboratório associado ao CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) através da assinatura de um protocolo celebrado entre esta Instituição e a DGPC. Em resultado desta colaboração teve origem o EnvArch – Environmental Archaeology, um grupo misto de investigação dedicado ao estudo do Passado.
Other News
-
Concursos 12/02/2019
Bolsa DAI 2020 - Candidaturas abertas até 31 de janeiro de 2020
-
News 11/29/2019
Assinatura de protocolo para a investigação e valorização do património cultural subaquático na área do Bugio
-
Presentations 11/26/2019
"Portugal. A Rede Portuguesa de Museus no Registo de Museus Ibero-Americanos"
-
Exhibitions 11/26/2019
MNA e a DGPC parceiros na exposição Azemmour. Sept Siècles Entre le Fleuve et la Mer, Les resultats des travaux archeologiques developpés par une equipe maroco-portugaise dans la ville d'Azemmour
-
Projetos 11/26/2019
Prémio da Melhor Apresentação poster "Atividade Funerária na Gruta do Escoural. Começou tudo no Neolítco Antigo?" | 1ª Conferência sobre o Neolítico Antigo na Europa
-
Libraries and Archives 11/26/2019
Biblioteca do Forte de Sacavém