Skip Navigation

Projetos 01/25/2021

A reativação do ProMuseus no ano de 2019: Um instrumento ao serviço da qualificação dos museus portugueses

Na página de Facebook da Rede Portuguesa de Museus (RPM) está a ser dada a palavra aos museus para apresentarem os seus projetos concluídos ao abrigo do Programa de Apoio Financeiro aos Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus 2019.

Faz-se o balanço dos resultados de um Programa que se desenvolveu ao longo de todo o ano de 2020, um ano atravessado por muitas preocupações e expectativas, resultados esses demonstrativos da resiliência e da extraordinária capacidade dos museus portugueses em superar dificuldades.

Concluídos na presente data mais de 60% dos projetos aprovados no âmbito do concurso aberto em 2019, considerou-se altura para os divulgar.

O ProMuseus, formalmente reativado através do Despacho Normativo n.º 9/2019, de 1 de abril de 2019, aplica-se aos museus integrantes da RPM à exceção dos museus dependentes da Administração Central. Abarcou nesta edição 10 áreas de apoio - Estudo, investigação e exposições; Inventário, documentação e coleções; Conservação e segurança; Reservas; Divulgação; Mediação e educação; Acessibilidade e inclusão; Transformação digital; Internacionalização; e Parcerias.

O concurso ao Programa ProMuseus foi aberto através do Aviso n.º 7473/2019, de 30 de abril, sendo então definidas quatro áreas preferenciais de apoio - Transformação digital; Acessibilidade e inclusão; Internacionalização; e Parcerias – e definido o montante máximo de apoio financeiro a atribuir, por candidatura, a cada área de apoio, no valor de 30.000,00, à exceção da área das Parcerias, cujo valor máximo definido foi de 70.000,00€.

Foram aprovados 45 projetos de 38 museus, apresentando uma expressiva preferência por duas das quatro áreas de apoio definidas como preferenciais: Transformação Digital e Acessibilidade e Inclusão. Realça-se que, à exceção da Região Autónoma dos Açores, participaram no Programa museus RPM de todas as regiões do país. Em termos de tutela, sublinha-se a expressiva adesão ao Programa por parte de museus da administração local. No que respeita à tipologia, destaca-se o dinamismo demonstrado por parte dos denominados museus de território e dos museus de ciência e tecnologia.

Acompanhe esta informação e a apresentação dos projetos financiados na página da Rede Portuguesa de Museus: https://www.facebook.com/RedePortuguesaMuseus