Skip Navigation

Conjunto de chávena e prato em laca (LJF 2013)

Um conjunto de chávena e prato com superfície coberta de laca negra, decorada com motivos vegetalistas, pássaros e insectos, característicos da simbologia oriental, pertencente ao Museu Nacional de Arte Antiga, foi objecto de intervenção para figurar na exposição O Chá de Oriente a Ocidente, que teve lugar no Museu da Fundação Oriente, de 8 de Junho de 2012 a 13 de Janeiro de 2013.

As peças encontravam-se muito sujas e com a superfície muito baça. A laca tinha perdido por completo o seu brilho original e a chávena tinha graves problemas de estabilidade física, apresentando grandes faltas de matéria.

No interior da chávena, existe um “copo”, metálico, que é amovível.

Esta intervenção foi efectuada em parceria com a área de papel e de metal, para que todos os materiais constituintes fossem abrangidos na intervenção.

O tratamento efectuado consistiu em:

·         Limpeza de poeiras soltas e aderentes;
·         Restabelecimento do brilho da laca vermelha e negra;
·         Consolidação e fixação dos fragmentos destacados;
·         Estabilização física do prato e da chávena, preenchendo todas as lacunas existentes, completando e seguindo a forma original;
·         Integração cromática dos preenchimentos volumétricos efectuados, uniformizando a cor base pela cor negra da laca original, sem refazer ou elaborar qualquer tipo de decoração dourada. Aplicação de brilho sobre as massas de preenchimento;
·        Limpeza do copo metálico e atenuação de vincos e deformações existentes.

Inventário: 881 div. e 882 div.

Proprietário: Museu Nacional de Arte Antiga

Materiais: Laca negra, laca vermelha, ouro, argilas, tecido e liga metálica.