Skip Navigation

Espelho com moldura entalhada do Século XIX

Moldura de espelho esculpido, do Século XIX, pertencente ao percurso da exposição permanente do Palácio Nacional da Ajuda articula numa dobradiça e que o mantém de pé, é um acrescento, bem como as asas traseiras dos leões alados que enquadram a cabeça da figura (a nosso entender feminina). Todo o trabalho de talha é plano pelo reverso, pormenor que se observa nas asas abertas da águia que encima o espelho. Esta peça era, com toda certeza para estar encostada (pendurada) a uma parede e não para ser exposta com três pontos de apoio.

profusamente decorado em madeira de nogueira. O objecto em questão foi por diversas vezes intervencionado, tendo mesmo sido alterado o seu modo de exposição. O pé que se articula numa dobradiça e que o mantém de pé, é um acrescento, bem como as asas traseiras dos leões alados que enquadram a cabeça da figura (a nosso entender feminina). Todo o trabalho de talha é plano pelo reverso, pormenor que se observa nas asas abertas da águia que encima o espelho. Esta peça era, com toda certeza para estar encostada (pendurada) a uma parede e não para ser exposta com três pontos de apoio. 

O tratamento do objecto foi sendo faseado. Desmontou-se a dobradiça e procedeu-se à sua limpeza. Colaram-se todos os elementos que se encontravam soltos e foram reforçados com cavilhas de pau-santo. Foi acrescentado um pequeno rectângulo no reverso do espelho, na zona de baixo, para suportar o elemento que engloba o rosto da figura. Removeram-se colas provenientes de antigos restauros e limpou-se e puxou-se o lustro com um pano macio. No final aplicou-se novamente a dobradiça e colocaram-se os respectivos parafusos. Não foi necessário dar nova camada de cera, pois a superfície tinha uma camada bastante espessa. Em anexo encontram-se algumas fotografias do estado de conservação antes, durante e após tratamento. Pelas poucas pesquisas que efetuámos, na internet, percebemos que os entalhadores deste espelho atingiram renome internacional e fizeram várias peças de extrema qualidade, quer em madeira quer em pedra. Encontramos uma mesa, que foi vendida numa leiloeira inglesa, que tem elementos decorativos que se assemelham ao do espelho.