Skip Navigation

Tabuleiro de jogo dobrável, de xadrez, damas e gamão

A peça aqui apresentada, está a ser actualmente objecto de intervenção de estudo e restauro. Trata-se de um tabuleiro de jogo (xadrez, gamão e damas), de notável qualidade, pertencente à colecção de mobiliário do Palácio Nacional da Ajuda.

 

Peça invulgar – uma caixa, cuja estrutura é de madeira de sissó com embutidos decorativos em marfim, e que aberta, é um tabuleiro de jogo com uma pequena escultura em marfim, que emerge ao centro quando se abre uma gaveta da caixa, levantando consigo parte do tabuleiro, à maneira de alçapão, e que também a esconde quando recolhida. Apresenta uma decoração completamente diferente da apresentada nos contadores indo-portugueses do PNA.

 

As técnicas utilizadas para a construção do bem e para a execução e fixação da decoração, em quase tudo condizem com as técnicas utilizadas na Índia Mogol da primeira metade do séc. XVII, com excepção da figura que terá sido produzida no sul da Índia, contudo na mesma época. Podemos pois classificar este tabuleiro com o estilo Lusíada vertente de influência Mogol, da primeira metade do séc. XVII.