DIMS 2024

Laboratório de Arqueociências – LARC

Laboratório de Arqueociências – LARC

 

O Laboratório de Arqueociências (LARC) é uma estrutura de investigação do PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P. que integra diferentes áreas disciplinares que se complementam. Tem como principal objetivo produzir conhecimentos sobre aspetos de natureza económica, social, cultural e biológica das populações ancestrais, bem como da sua relação e interação com o meio ambiente. Pretende-se identificar diacronicamente os mecanismos de mudança responsáveis pela realidade presente. Para concretizar este desafio, recorre-se a diferentes disciplinas dedicadas ao estudo do Passado através da análise de artefactos líticos (Tecnologia Lítica e Traceologia), sedimentos (Geoarqueologia), restos de plantas (Paleobotânica), animais (Arqueozoologia) e ossos humanos (Bioarqueologia Humana) recuperados em contexto arqueológico. Entre as várias áreas de interesse, destacam-se a utilização e gestão de recursos animais, vegetais e geológicos, o papel da natureza na vida quotidiana das populações e a resposta cultural e adaptativa aos condicionalismos e ofertas ambientais.

A par do desenvolvimento de projetos próprios e de colaborações nacionais e internacionais, o LARC presta apoio à comunidade arqueológica nacional através da avaliação, no terreno, de situações que exigem apoio por parte da equipa e áreas disciplinares que atuam neste laboratório, bem como a realização de estudos de materiais arqueológicos.

O LARC é dotado de instalações, aparelhos técnico-científicos (espectrometria, microscopia ótica e digital, digitalização e impressão 3D), infraestruturas documentais e Coleções de Referência como a Osteoteca, a Palinoteca, a Carpoteca e a Xiloteca. Estas coleções de referência estão integradas, por protocolo, no Consórcio Nacional para a Valorização e Uso Científico das Coleções de História Natural – NatCol. São membros deste Consórcio a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, o Instituto de Investigação Científica Tropical, a Câmara Municipal do Funchal e a Universidade Técnica de Lisboa. O LARC possui ainda coleções de referência experimentais relacionadas com o fabrico e o uso de artefactos líticos.

A par da produção de conhecimentos nas diversas áreas de especialidade, a equipa do LARC desenvolve ainda projetos experimentais, organização de ações de formação e divulgação, estágios para alunos de graduação e pós-graduação e participa ainda na conceção e execução de programas e espaços museológicos.

O LARC conta com a colaboração de investigadores externos que desenvolvem projetos de investigação no domínio das Arqueociências, funcionando igualmente como Centro de Acolhimento para estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

O LARC é um laboratório associado ao CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Em resultado desta colaboração, teve origem o EnvArch – EnvironmentalArchaeology, um grupo misto de investigação dedicado ao estudo do Passado.

Laboratório de Arqueociências – LARC
Calçada do Mirante à Ajuda, n.º 10 A, 1300-418 Lisboa
+351 213 617 120 (Rede Fixa Nacional)
arqueociencias@patrimoniocultural.gov.pt