Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições 15/07 a 01/10/2017

2 em 1 Jovens e Criadores em exposição no Museu Nacional do Traje

Em 2017 o Museu Nacional do Traje celebra 40 anos de abertura ao público.

No âmbito deste acontecimento, o Museu inaugura no dia 14 de Julho, às 16h00, a exposição 2 em 1 Jovens e Criadores

Através desta exposição, a ModaLisboa e a Associação Seletiva Moda apresentam alguns novos nomes que integram a constelação dos jovens criadores de moda, permitindo (re)conhecer a contemporaneidade do trajar: a criação e o mundo que a envolve, a qualidade e condições em que se concretiza, a inovação e a modernidade em que se inscreve e como se inscreve nos nossos gostos, estilos e culturas.

Dois em um: o futuro no sítio da memória.


Foi a 26 de julho de 1977 que aconteceu a inauguração do Museu Nacional do Traje com a abertura de 5 exposições: História do traje civil e urbano (da Antiguidade a 1925), completada com a exposição Trajo Popular (uma parceria com o Museu Nacional de Etnologia) e a que se somava ainda Traje de ópera, coleção de Tomás Alcaide. Exploravam-se também as Técnicas de fiação, tecelagem e estampagem e expunham-se Brinquedos dos séculos XVIII a XX.

E, nesse longínquo ano de 1977, a moda portuguesa já tinha voz nacional e, sobretudo com Ana Salazar e Manuela Gonçalves, começava também a ter presença internacional.

Durante os quarenta anos que se seguiram, quer o Museu Nacional do Traje quer a Moda Portuguesa ganharam identidade, conteúdos, presença e voz.

Para saber mais

Organização:
MNTraje / DGPC / ModaLisboa / Associação Seletiva Moda
Local:
Museu Nacional do Traje, Lisboa
Telf(s):
217 543 924
E-mail:
mntraje@mntraje.dgpc.pt
Site:
www.museudotraje.gov.pt.