Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Desde 14 de junho

Exposição 1 VARA por 4 PALMOS

Está patente ao público desde o dia 14 de junho, no átrio do Edifício 6 da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, a exposição integrada no tricentenário do Palácio Nacional de Mafra.

No âmbito do acordo celebrado entre a FAUL e o PNM, alunos desta faculdade de diversos anos e Unidades Curriculares tomaram como objeto de estudo este exemplo maior da arquitetura portuguesa. A presente exposição foi coordenada pelo Prof. João Pernão e revela os resultados das Unidades Curriculares do 4º Ano Curricular do Mestrado Integrado em Arquitetura (Cursos de Arquitetura e Arquitetura com Especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado) de Conservação Restauro e Reabilitação II e de Tecnologias da Reabilitação e Conservação, envolvendo os docentes destas disciplinas, os professores Bárbara Massapina, Daniel Jesus, João Pernão e Luísa Reis Paulo, respetivamente.

O nome desta exposição refere-se ao grande momento de partilha académica que resultou da utilização das unidades de medidas lineares existentes na época (palmos de craveira e varas)e que permitiu a descodificação das relações dimensionais até aí incompreensíveis quando analisadas em centímetros e metros. Assim, é transposto este elemento determinante para a apresentação dos painéis da exposição, que estão dimensionados de acordo com este referencial, medindo exatamente 1 vara (5 palmos = 110cm) por 4 palmos (88 cm).

Na ocasião do ano desta comemoração será aberta ao público uma nova ala do Piso Nobre (Ala Norte) até agora ocupada pelos militares.

Organização:
FAUL
Local:
Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa