Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Prolongada até 31 de outubro

Exposição "D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal 1819-1853"

Foi prolongada até 31 de outubro a a exposição D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal 1819-1853, na Galeria do Rei D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda.

A exposição é o resultado de uma ampla colaboração institucional entre o Museu da Presidência da República e o Palácio Nacional da Ajuda, com a participação de várias entidades públicas e privadas.

Esta exposição reúne peças provenientes de diferentes museus do património nacional, Governo Regional dos Açores, autarquias e coleções privadas, com centenas de obras de arte e documentos que ilustram um período tão complexo, quanto rico, da contemporaneidade nacional. Apresentam-se peças recentemente restauradas pelo Laboratório José de Figueiredo, nomeadamente várias joias pessoais da rainha e a Coroa de Portugal, peça simbólica que há mais de duas décadas não é observada pelo público, assim como outros restauros patrocinados pelo Museu da Presidência.

Assim se cumpre, em exigente e correta prática expositiva e atitude histórica, uma das muitas componentes do conjunto de atribuições e competências do Património Cultural, numa cultura de estudo, conservação e divulgação de um património que é de todos.

Organização:
Museu da Presidência da República; Palácio Nacional da Ajuda/DGPC
Local:
Galeria do Rei D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa