Saltar para o conteúdo principal da página

Filmes/Documentários 21 de setembro a 25 de novembro

SALOMÉ LAMAS, EXTINÇÃO, 2018

O mais recente filme de Salomé Lamas, Extinção, estará em patente na sala Sonae, no MNAC, em Lisboa, entre os dias 21 de setembro e 25 de novembro de 2018.

Este filme aborda a problemática das fronteiras na atual Rússia e o latente conflito que algumas destas regiões mantêm, sob o peso da história da ex-URSS. O filme decorre na região da Transnistria, um dos países mais pobres da Europa. Através de um elaborado mosaico de elementos ficcionais e reais, lidos por Kolya, é revelada a "guerra surda" que o regime autocrático de Putin tem implementado na região, sob a estratégia da "guerra sem guerra" e da "ocupação sem ocupação". Um documento sobre a construção da identidade coletiva e o confronto com a crescente vaga de "nacionalismos" internacionais. 

21 de Setembro 19h00
Documentação e criação no cinema de Lamas de Salomé. Conferência por Nico Marzano

 
Rua Capelo. Hall de entrada

Nesta conferência, Nico Marzano irá explorar as as fronteiras entre documentar e criar na prática cinematográfica da escritora e artista Salomé Lamas. Outras questões abordadas girarão em torno da representação da memória e da narração de histórias através das imagens, bem como da abordagem da artista à pré-produção e a relação que estabelece entre a filmagem e a edição dos seus filmes.

Nico Marzano é curador e dirige o sector de distribuição de filmes no Instituto de Artes Contemporâneas de Londres (ICA), reunindo e apresentando um programa exclusivo de filmes independentes e socialmente relevantes para o público do Reino Unido. Além de seu papel no ICA, Nico Marzano é também fundador e diretor da FRAMES of REPRESENTATION (FoR), um laboratório de documentários criativos e do festival de cinema fundado em 2015 para promover a apresentação, produção e distribuição de novas visões do cinema. Nico tem sido palestrante convidado na Universidade Birkbeck de Londres, na Universidade de Kingston, na Universidade de Falmouth e tem dado palestras como orador principal em fora internacionais de festivais de cinema em todo o mundo.






Organização:
MNAC/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Próximos Eventos