Saltar para o conteúdo principal da página

Programa de Rádio Sábados entre as 12h00 e as 13h00, e no dia seguinte entre a 01h00 e as 02h00

Encontros com o Património - 11.ª Série

Os Encontros com o Património estão na sua 11ª edição!

São 11 anos de emissões semanais aos sábados de manhã e domingos de madrugada, com temas sempre distintos, conversas estimulantes, diferentes interlocutores com perspectivas novas e abrangentes sobre este universo inesgotável do Património, das Artes e da Cultura; de tudo aquilo, afinal, que nos identifica, nos realiza, nos estimula e nos enriquece, com matérias que vão desde exposições, comemorações e eventos culturais, aos grandes monumentos e ao pequeno património, ao quotidiano e ao excepcional da cultura, das cidades e do território, aos equipamentos culturais e aos Museus e Monumentos que trabalham para que o nosso dia-a-dia seja mais rico, mais fértil e mais feliz.

Parceria iniciada em 2007 entre a Direção-Geral do património Cultural e a TSF Rádio Notícias, “Encontros com o Património” conta, desde 2014, com o patrocínio da Lusitania Seguros.

Próximo Programa -  16 de dezembro - O Templo Romano de Évora Um dos mais emblemáticos monumentos portugueses, o templo romano de Évora é, ainda hoje, popularmente conhecido como templo de Diana - embora, na realidade, seja consagrado ao culto imperial. Alvo de vicissitudes diversas, a sua construção ter-se-á iniciado no tempo do Imperador Augusto, no século I d.C. e prolongado ao longo das duas centúrias seguintes. Parcialmente destruído no século V, foi adaptado às fortificações medievais do século XIV, funcionando posteriormente como açougue - transformações que, mantendo muitos dos elementos originais, permitiram a sua conservação até aos dias de hoje. No século XIX, o interesse romântico pelo passado e pela arqueologia levou a que se optasse pela remoção de todos os elementos mais tardios e construções adjacentes, num projecto de restauro idealizado e executado pelo cenógrafo italiano Giuseppe Cinatti. Hoje é um elemento de visita obrigatória na cidade e um dos vestígios romanos mais bem preservados em Portugal. A intervenção recente de conservação de que foi alvo veio reforçar o rigor construtivo e a importância deste monumento, de que se falará no próximo programa dos Encontros com o Património, em conversa com Maria Fernandes, Rafael Alfenim e Nuno Proença.

Encontros com o Património foi galardoado em 2014 com o prémio do Património Cultural da União Europeia/Prémios Europa Nostra  na categoria Educação, Formação e Sensibilização.

Em 2010 recebeu o prémio Autores (Sociedade Portuguesa de Autores) para o Melhor Programa de Rádio e duas Menções Honrosas, uma atribuída no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira 2009/2010 e outra pela APOM, na categoria de melhor trabalho jornalístico, esta última de novo entregue pela APOM em 2012. 


Programas anteriores:

9 de dezembro - A magnífica Torre do Tombo
2 de dezembro - Um Festival fora do lugar
18 de novembro - Os nossos Coches
11 de novembro - Do Tratado à Obra: Génese da Arte e Arquitetura no Palácio de Mafra
4 de novembro - Mértola Romana – novas descobertas
28 de Outubro - Angra do Heroísmo Património Mundial
21 de outubro - Óbidos - Vila literária
14 de outubro - A escola de Música da Sé de Évora
7 de outubro - Ventura Terra: do util e do bello

Link para a página do programa no site da TSF: 

http://www.tsf.pt/programa/encontros_com_o_patrimonio.html - aqui encontra a emissão mais recente e todo o histórico dos programas já emitidos; é uma página para audição online, no site, e não permite fazer o download do programa.

width=

Organização:
Programação, coordenação e conteúdos: Manuel Lacerda, Margarida Donas Botto e Sandra Vaz Costa
Local:
.

Próximos Eventos