O Museu da Cidade de Aveiro foi concebido com um conceito de museu participativo, envolvendo diretamente a comunidade na construção dos conteúdos museológicos e pretende ilustrar os momentos, os factos e os protagonistas que, ao longo do tempo, têm dado alma à história de Aveiro.
O setor temporário do Museu da Cidade de Aveiro acolhe exposições de variadas temáticas, reflexo de criatividade, de arte e de cultura de artistas locais, a par com trabalhos de criadores de renome nacional e até mesmo internacional. Partindo para fora de portas, a própria cidade enquanto abrigo de memórias, transmissora de conhecimento e centro de vida funciona também como parte integrante desta rede municipal.
Através de visitas orientadas parte-se à descoberta dos lugares, das histórias e das gentes de Aveiro.
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 161 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.