Saltar para o conteúdo principal da página

Museu dos Biscaínhos

O Museu dos Biscaínhos abriu ao público a 11 de fevereiro de 1978. Instalado no Palácio dos Biscainhos disponibiliza, juntamente com os jardins barrocos e as suas coleções, uma visão do quotidiano da nobreza setecentista assim como apresenta numerosas referências à vida dos outros habitantes do espaço: capelães, criados e escravos.

O Palácio dos Biscaínhos foi fundado no século XVII e definido arquitetonicamente na primeira metade do século XVIII. Durante cerca de três séculos foi habitação de uma família nobre (condes de Bertiandos), transformando-se em Museu público a 11 de fevereiro de 1978. Em 1949 o edifício e os seus jardins foram classificados como Imóvel de Interesse Público. O jardim do museu é um dos mais significativos do período Barroco em Portugal.

A exposição permanente do Museu dos Biscaínhos permite o conhecimento contextualizado de coleções de artes decorativas (mobiliário, ourivesaria, cerâmica, vidros, têxteis, etc.), instrumentos musicais, meios de transporte, gravura, escultura/talha, azulejaria e pintura, da época compreendida entre o século XVII e o primeiro quartel do século XIX. 

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

Tutela:
Direção Regional de Cultura do Norte
Director(a):
Isabel Silva
Endereço:
Rua dos Biscainhos - 4700-415 Braga
GPS:
Lat: 41,55118643257192 Long: -8,42956022394253
Telf(s):
+351 253 204 650
E-mail:
mbiscainhos@culturanorte.gov.pt
Site:
http://culturanorte.pt/pt/patrimonio/museu-dos-biscainhos/

Comboios: Estação ferroviária de Braga a cinco minutos a pé da porta principal do Museu.
Autocarros urbanos: Autocarros municipais: 6, 11, 14, 21, 22, 32, 35, 36, 51, 52, 53, 54, 84.

Estacionamento: Parque privativo fronteiro ao Museu poderá ser utilizado por visitantes com mobilidade reduzida (contacte previamente a instituição). Parque público para viaturas sob a Praça Conde de Agrolongo (Campo da Vinha).

10h00-12h30/14h00-17h30

Ingresso

Bilhete Normal 2 €

Isenções:

Domingos e feriados até às 14.00h para todos os cidadãos residentes em território nacional, não inibindo a possibilidade da adoção de um Bilhete Especial ('Bilhete Doação'), para os casos em que os visitantes queiram fazer uma doação de qualquer valor.
Menores de 12 anos
Visitantes com mobilidade reduzida e um acompanhante

Descontos:

Maiores de 65 anos /Estudantes/ Cartão Jovem: 1 euro

Acolhimento

Loja

Livraria

Biblioteca de jardim (Verão) e jardim

Jardins históricos 

Exposição permanente 

Exposições temporárias

Centro de Documentação / Biblioteca - espólio documental: História de Portugal, História da Região, Artes Decorativas, diversos. Sob marcação.

Auditório no espaço do Salão Nobre, com capacidade para 100 pessoas.

Serviços Educativos

Atividades: visitas orientadas ao público escolar e adulto, mediante marcação prévia. Atividades pedagógicas e de animação cultural, destinadas à comunidade escolar e ao público infanto-juvenil através da exploração dos conteúdos temáticos do Museu. Actividade de sensibilização das novas gerações para as questões ambientais através do contacto lúdico e pedagógico com o jardim do museu.

Responsável: Filipe Ferreira mbiscainhos.filipeferreira@culturanorte.gov.pt

• Roteiro do Museu dos Biscainhos, Instituto Português de Museus, 2005. Versões em português e em inglês. • Roteiro do Museu dos Biscaínhos, (português em braille), ACAPO-Braga, 2005 • Guia Roteiro do Museu dos Biscaínhos, Presidência do Conselho de Ministros, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Património Cultural, Braga,1990 • O Couro Lavrado no Mobiliário Português do Período Barroco: Na Senda do Passado, Sécs. XVII e XVIII, Instituto Português de Museus, Museu dos Biscaínhos, Braga,1997 • A Botica ( Séc. XVII – XVIII ), 24 Outubro – 3 Janeiro, Instituto Português de Museus, Museu dos Biscaínhos, Museu do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Braga • Abel Salazar: 1889.1946, 13 de Novembro a 23 de Dezembro, Museu dos Biscaínhos, Editor Associação Divulgadora, CASA-MUSEU ABEL SALAZAR • O Sonho e o Ouro: Portugal / Brasil, Sécs. XVIII / XIX (1ª Metade), 24 de Novembro a 24 de Abril de 1991, Instituto Português do Património Cultural, Museu dos Biscaínhos, Centros de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho, Braga, 1990 • Lenços de Outrora: escritos de amor, Instituto Português de Museus, Museu dos Biscaínhos, Braga, 1995 • Oficina do Sonho: O Jogo e o Brinquedo, Séc. XVIII – XIX, 7 de Abril – 24 de Junho 90, Instituto Português de Museus, Museu dos Biscaínhos, Braga, 1990 • Braga Revisitada 1750: Mapa das Ruas de Braga 1750 – 2000, Ministério da Cultura, Instituto Português de Museus, Museu dos Biscaínhos, Universidade do Minho, Arquivo Distrital de Braga, Braga, Dezembro, 2000 • Rewind Space Forward (13 Set. > 15 Out. 97), Ministério da Cultura, Instituto Português de Museus, Museu dos Biscaínhos, Braga, 1997.

TM 18junho14 - informação confirmada pelo museu em 27fev14 

não incluí preçario e ingresso pq foram alterados recentemente

Última actualização: 09 Junho 2020

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 156 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC