Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museu Militar de Lisboa

O Museu Militar de Lisboa é uma instituição centenária cuja inauguração, em 1851, lhe confere já 170 anos de existência e o posiciona como um dos mais antigos museus portugueses. Salvaguarda um riquíssimo património cultural e possuí uma das maiores e melhores coleções de Artilharia do mundo.

O Museu foi criado por Decreto Real da Rainha D. Maria II, de 10 de dezembro de 1851, com a designação de Museu de Artilharia, ficando a ocupar a antiga Fundição de Baixo e o edifício nobre que o encimava e tendo por finalidade recolher e guardar objetos raros e curiosos então existentes no Arsenal Real do Exército.  

A sua história está intimamente ligada à sua localização e ao edifício onde se encontra instalado: dos antecedentes das Tercenas das Portas da Cruz e Fundição de Baixo (século XVI) à Tenência (século XVII), e da reconstrução josefina do Real Arsenal doExército (século XVIII) ao Museu de Artilharia (século XIX). O programa e as grandes obras de adaptação à função museológica iniciaram-se em 1895 e a sua configuração atual data, grosso modo, da primeira década do século XX.

Desde a sua fundação que o Museu Militar de Lisboa tem prosseguido na promoção, valorização, enriquecimento e exposição do património histórico-militar à sua guarda; no inventário e conservação do património que lhe está atribuído; na divulgação dos valores ligados à história militar e na participação em eventos de interesse histórico-militar ou com relevante significado histórico-cultural.

Contactos e
Localização

Tutela:
Direção de História e Cultura Militar | Exército Português | Ministério da Defesa Nacional
Director(a):
Coronel Amado Rodrigues
Endereço:
Largo do Museu de Artilharia. Freguesia de Santa Maria Maior. 1100-366 LISBOA
GPS:
Lat: 0 Long: 0
Telf(s):
21 884 25 56
E-mail:
musmillisboa@mail.exercito.pt
Site:
https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/organizacao/ceme/vceme/dhcm/lisboa

O Museu está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00. Encerra nos dias de feriado nacional, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro. 

Ingresso

Bilhete normal: €3,00

Isenções:

Domingos e Feriados até às 14h00
Crianças até aos 11 anos (inclusive)
Militares das FFAA e agregado familiar
Funcionários Civis do Exército e agregado familiar
Membros da Liga dos Amigos e Mecenas
Membros do ICOM, ICOMOS e da APMuseologia
Estabelecimentos de ensino do concelho
Programas específicos com aprovação superior

Descontos:

Dos 13 aos 17 anos e mais de 65 anos: €1,00

Última actualização: 16 Setembro 2021

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 161 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC