Saltar para o conteúdo principal da página

Notícias 31/07/2017

Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2017 - abertura de candidaturas

Estão abertas até 30 de março de 2018 as candidaturas para o programa BOLSAS IBERMUSEUS DE CAPACITAÇÃO, que visa fortalecer as competências e os conhecimentos dos profissionais de museus através de intercâmbios profissionais em instituições museais ibero-americanas.

Este ano, pela primeira vez a convocatória apresenta duas categorias às quais os profissionais poderão se candidatar:

Categoria I – apoio à capacitação profissional em atividades de curta duração, tais como jornadas, cursos, oficinas, seminários, conferências e afins, realizadas ou apoiadas por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus.

Categoria II – apoio à realização de residências profissionais em instituições museais públicas ou mistas para o desenvolvimento de projetos de investigação relacionados a áreas específicas da museologia, intercâmbio de experiências e de boas práticas.

CATEGORIA I – De 25 de julho de 2017 a 30 de março de 2018, horário de Brasília/Brasil.

As candidaturas deverão ser enviadas no prazo mínimo de 60 dias antes do início da atividade de capacitação. 

As atividades poderão ser realizadas até 30 de junho de 2018. 

CATEGORIA II – De 25 de julho a 15 de setembro de 2017, horário de Brasília/Brasil. 

As atividades poderão ser realizadas até  30 de junho de 2018. 


As Bolsas são destinadas a profissionais e funcionários de museus e instituições museais dos 12 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. 

A realização da atividade para qual for solicitada a Bolsa poderá ser feita em instituições museais públicas ou mistas de qualquer dos 22 países da região ibero-americana: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. 

As candidaturasdeverão ser realizadas através: www.ibermuseus.org/convocatorias.