Saltar para o conteúdo principal da página

Comunicados 16/05/2017

DGPC presente na entrega de Prémio "Europa Nostra" 2017

O Prémio Europa Nostra 2017, atribuído à Torre dos Clérigos, foi entregue ontem na cidade de Turku, na Finlândia.
O arquiteto João Carlos Santos representou a DGPC na cerimónia.

Este galardão da União Europeia para o Património Cultural, distingue o projeto de reabilitação do monumento do centro histórico do Porto.

“A abordagem interdisciplinar aplicada a este projeto foi exemplar e recuperou de forma notável este importante marco do centro histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO, para as presentes e futuras gerações”, afirmou o júri do prémio ‘Europa Nostra’.

A igreja e Torre dos Clérigos, na Diocese do Porto, foi premiada na ‘Categoria Conservação’ na edição de 2017 do prémio ‘Europa Nostra pelo projeto de “restauro abrangente”.

Foi feita a recuperação da igreja, do edifício central e da torre e a intervenção permitiu a multiplicação de ofertas culturais, o acesso à ‘Coleção Christus’, a abertura do Salão Nobre, Enfermaria, a Sala do Despacho e a sacristia, inacessíveis ao público há 250 anos.

Segundo o júri, a equipa do projeto conseguiu um “equilíbrio entre a investigação e as técnicas de restauro tradicionais de alta qualidade”, e foi sem dúvida uma tarefa complexa.

Os especialistas sublinharam que “o projeto revitalizou a infraestruturas do complexo”, “animou a área circundante”, promoveu o local e permitiu a “recuperação social deste edifício histórico”, onde destaca-se a abertura da capela para serviços religiosos e culturais e a acessibilidade do espaço a pessoas de mobilidade condicionada, que se verifica em 87% de um edifício século XVIII.