Saltar para o conteúdo principal da página

Notícias 10/04/2017

Prémio Grémio Literário 2016 - Menção Honrosa para o catálogo da exposição «Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna»

O Grémio Literário atribuiu uma Menção Honrosa ao catálogo «Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna». O Prémio Grémio Literário 2016, bem como as menções honrosas, serão formalmente entregues no dia 18 de Abril, em sessão comemorativa, na Biblioteca daquela instituição, sendo o júri constituído pelos membros do Conselho Literário.

O livro, da autoria das duas curadoras, Ana Anjos Mântua e Maria de Aires Silveira, é uma edição da Scribe, e contou com o apoio da Cabral Moncada Leilões, reflecte o diálogo ou o confronto destas duas colecções, o qual permitirá uma viagem pela realidade cultural do Portugal de finais do século XIX e inícios do XX.
Após quatro anos de ligação entre a Casa-Museu Anastácio Gonçalves e o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), foi chegado o momento de uma colaboração mais estreita entre as duas instituições que culminou na exposição temporária «Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna», patente na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (CMAG). 

No catálogo estão apresentadas as duas colecções contemporâneas constituídas com critérios e escalas diferentes: enquanto que a do MNAC-MC, do domínio público, teve subjacente uma norma museológica determinada pelas escolhas dos diversos directores, a da CMAG, do domínio privado, resultou de um gosto pessoal e da paixão do seu colecionador.