Saltar para o conteúdo principal da página

Iniciativas 18/09/2019

Encontro Matchmaking On Board Meeting do Programa Cultura

A Direção-Geral do Património Cultural promoveu o Encontro On Board Meeting, no âmbito do aviso de concurso "Desenvolvimento local através da Salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro".

O encontro decorreu nos dias 12 e 13 de setembro de 2019, no Museu Nacional dos Coches em Lisboa e em Sesimbra, com o objetivo de fomentar parcerias bilaterais, através da identificação de objetivos comuns e oportunidades de desenvolvimento de novos projetos.

Na sessão de abertura, estiveram presentes a Sra. Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo Silva, a Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants Portugal, Susana Ramos, e o Embaixador da Noruega em Lisboa, Anders Erdal.

De modo a promover a reflexão e o debate criativo de ideias, o On Board Meeting teve como primeira sessão, a apresentação de experiências e boas práticas nos três países, Portugal, Islândia e Noruega, sobre o papel do Património Cultural na revitalização social e económica de comunidades locais.

Seguiu-se uma sessão de Pitching, onde os participantes tiveram oportunidade de apresentar as suas ideias de projetos e relevâncias em parcerias, cujos vídeos serão disponibilizados em breve. Ao longo do dia proporcionaram-se vários momentos de matchmaking, associados e visitas patrimoniais.

No segundo dia do encontro, realizou-se uma visita à Fortaleza de Santiago de Sesimbra onde está instalado o Museu Marítimo, tendo estado presente o Sr. Presidente da Câmara de Sesimbra e a Sra. Diretora-Geral do Património Cultural.

Esta visita foi igualmente produtiva para o reforço e constituição de parcerias, inspirando os participantes com testemunhos de elementos da comunidade e das suas experiências de vida na atividade piscatória, e com a demonstração da prática da Arte Xávega, localmente designada como chincha.

A Direção-Geral do Património Cultural, enquanto Operador do Programa Cultura, contou com o apoio na organização do encontro, da Direção do Património Cultural da Noruega, do Centro para a Investigação da Islândia e do Museu Marítimo de Sesimbra.

O encontro teve um total de 78 participantes de entidades diversas, desde a administração local, regional e central, a universidades, empresas de consultoria para o sector cultural, de turismo, bem como fundações e associações culturais dos três países.

A motivação e o envolvimento dos participantes nas sessões de matchmaking resultaram em várias ideias para projetos e oportunidades de parcerias, o que fez deste encontro um sucesso para os objetivos do programa.