Saltar para o conteúdo principal da página

Iniciativas 30/01/2019

Exibição do filme O Cão de Muge: um amigo pré-histórico

No dia 27 de janeiro realizaram-se duas sessões de exibição da curta metragem O Cão de Muge: um amigo pré-histórico, uma na casa do povo em muge e outra, mais tarde no Mercado Municipal de Benfica do Ribatejo, ambas apoiadas pelas respetivas juntas de freguesia.

Este projeto consiste num filme de animação digital sobre a vida e morte de um cão mesolítico cujo esqueleto foi encontrado nos Concheiros de Muge em 1880, pelo Arqueólogo Carlos Ribeiro. Este esqueleto está hoje depositado no Museu Geológico de Lisboa e pode ser visitado.

A mentora do projecto é a Doutora Ana Elisabete Pires (do CIBIO-INBIO, Laboratório de Arqueociências da Direcção Geral do Património Cultural e UNIARQ) e o filme foi realizado pelas alunas Maria Vieira e Inês Castilho da Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O projecto contou com a consultadoria de vários membros da UNIARQ e LARC.

Este filme inclui-se na rúbrica de divulgação dos objetivos e resultados do projeto WOOF (POCI-01-0145-FEDER-029545 e PTDC/HAR-ARQ/29545/2017), financiado por fundos FEDER e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.