Saltar para o conteúdo principal da página

Iniciativas 02/08/2017

Jornadas Europeias do Património 2017 | Património e Natureza - 22, 23 e 24 de setembro . Prolongamento do prazo para carregamento de atividades até 1 de setembro

Terão lugar nos dias 22, 23 e 24 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2017, este ano subordinadas ao tema Património e Natureza.

A DGPC, entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas, que têm tido uma crescente adesão ao longo dos últimos anos.

O prazo para carregamento das suas atividades foi prolongado até dia 1 de setembro, para tal deverão contactar a DGPC através do endereço jep@dgpc.pt ou dos telefones 213 614 246/48

O tema deste ano pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados. Pretendemos também enfatizar que esse desenvolvimento deverá ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspetivas de futuro; as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes.

Siga-nos no Facebook .

Referências