Saltar para o conteúdo principal da página

Iniciativas 02/09/2019

Nova Ponte Pedonal em Belém, junto ao Museu Nacional dos Coches, abre hoje à noite à circulação

A nova ponte pedonal que assegura a travessia em Belém, entre o edifício do novo Museu Nacional dos Coches e a zona ribeirinha, vai ser aberta à circulação na noite de hoje, dia 2 de setembro. Dotada de rampas nos dois acessos (terra e rio), esta estrutura é acessível a pessoas com mobilidade condicionada, permitindo a circulação de cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e transporte de bicicletas sem recurso a calhas de escada.

Na madrugada de 2 para 3 de setembro vai ser efetuado o desmantelamento da antiga passagem superior existente, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa. Esta operação prolongar-se-á por duas noites consecutivas e envolve o condicionamento de trânsito no local.

Por razões de ordem técnica, só após a demolição da ponte velha será possível concluir a empreitada da nova ponte, que compreende também, além das rampas, a colocação de uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas, nas escadas de acesso à estação de comboios no sentido Lisboa/Cascais.

De igual modo, a nova travessia contempla um elevador, que embora já se encontre instalado, só pode entrar em funcionamento após a demolição da estrutura antiga. Assim sendo, será após o desmantelamento da velha travessia que começará a ser construída a rede subterrânea de infraestruturas necessárias à ativação do elevador.

A nova ponte pedonal permite a acessibilidade a todos os cidadãos, nomeadamente facilitando a circulação entre os múltiplos espaços de cultura e lazer que se encontram na sua proximidade, valorizando a zona de Belém.