Saltar para o conteúdo principal da página

Iniciativas 02/02/2018

Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas

Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas pretende que as crianças e jovens coloquem as suas ideias e formação em prática, apoiando e promovendo o desenvolvimento de projetos que, em contexto escolar, promovam o conhecimento sobre o Oceano e/ou a correta interação entre as sociedades e o Oceano e motivem as atuais e futuras gerações para a importância do Oceano no nosso quotidiano e no futuro da humanidade.

Trata-se de uma iniciativa promovida pelos Ministérios da Cultura, do Mar e da Educação, da qual a DGPC faz parte, bem como a Direção-Geral da Política do Mar e a Direção-Geral de Educação, visando homenagear  Mário Ruivo, biólogo e especialista em oceanografia,  considerado um cientista e político pioneiro na defesa dos oceanos e no lançamento das temáticas ambientais em Portugal.

 

O objetivo deste Prémio é sensibilizar as novas gerações para esta temática introduzindo processos em contexto escolar que vinquem a relevância curricular das matérias que, transversalmente, abarcam o conhecimento dos oceanos. Pretende-se que sejam formadas equipas compostas por alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, integrando diferentes anos escolares e faixas etárias diversas, que apoiadas por um docente elaborem um projeto, registado em filme, cujo conteúdo exprima a importância do Oceano para a vida humana, em qualquer das sua componentes: física, social ou cultural.

O Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas pretende que as crianças e os jovens reconheçam o papel fundamental que o Oceano tem nas nossas vidas e a necessidade de conservarmos este recurso que é património comum da Humanidade. O Oceano reserva enormes oportunidades para satisfazer as necessidades atuais e futuras da sociedade. Pode alimentar e cuidar das populações, fornecer energia limpa e renovável, criar emprego e gerar equidade. Ao promover a partilha de conhecimentos e ao envolver os cidadãos do futuro este Prémio pretende promover a educação e ações positivas relativas ao Oceano, numa faixa etária que nos trará os novos líderes mundiais. A Humanidade tem que contar com o potencial do Oceano para assegurar um futuro melhor.

Seguindo várias iniciativas internacionais, este Prémio pretende trazer o Oceano para o centro da sociedade. O Oceano é o sistema de suporte da vida no planeta Terra