Saltar para o conteúdo principal da página

Apresentações 21/10/2019

Publicação de e-book sobre a representação da deficiência em museus

A Direção-Geral do Património Cultural e a Universidade do Porto são as entidades de acolhimento do projeto pós-doutoral de Patrícia Roque Martins, “A Representação da Deficiência nas Coleções dos Museus da DGPC”. No âmbito deste projeto, foi realizado, em maio de 2017, um encontro internacional sobre este tema, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, que trouxe a Portugal especialistas de Espanha e Reino Unido, a par de intervenientes nacionais. Em resultado desta iniciativa, publica-se agora o e-book Representing Disability in Museums, Imaginary and Identities, editado pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e acessível em: https://representacaodadeficiencia.weebly.com/

Os capítulos deste livro abordam três temas basilares na articulação entre os museus e a deficiência: 1. A representação da deficiência nas coleções dos museus; 2. A contextualização social e histórica da deficiência; 3. A acessibilidade cultural. Merecem especial destaque o capítulo “Reframing Disability: Exhibiting Difference in the Medical Museum”, de Emma Shepley e Brigite Owen, que resultou da interpretação de pessoas com deficiência do Reino Unido de um conjunto de retratos dos séculos XIV a XVII, representando pessoas com deficiência. Também o capítulo de Amanda Cachia, sobre as políticas de “Creative Access”, apresenta recomendações e exemplos de exposições em centros artísticos dos Estados Unidos, que desenvolvem práticas de curadoria, envolvendo pessoas com deficiência.

Ao associar-se à publicação deste e-book de livre acesso, a DGPC pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em Museologia e nos estudos da deficiência. Espera-se que o livro possa constituir uma ferramenta útil para os profissionais dos museus, estudantes, investigadores e cidadãos interessados nestas matérias, através de inevstigações e práticas desenvolvidas em diferentes países, divulgando também exemplos portugueses.