Saltar para o conteúdo principal da página

Projetos 04/04/2019

Projecto "Learning and teaching museums. Training program for volunteers in the Roman Museums": Reunião de Lisboa

Durante os dias 1 e 2 de abril, decorreu no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa a 2ª Reunião Transnacional do Projeto Eramus + "Learning and teaching museums. Training program for volunteers in the Roman Museums".

Nesta reunião, participaram, o coordenador do projeto, a Fundação de Estudos Romanos (Espanha), bem como os parceiros do projeto, o Museu Nacional de Arte Romana (Mérida, Espanha), a Associação de Amigos do MNAR (Mérida, Espanha), o Musei dei Fori Imperiali. Mercati di Traiano (Roma, Itália), bem como o Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa, Portugal).

Durante a primeira sessão, o Dr. Luís Raposo, Presidente do ICOM-Europa, interveio, e complementou a reunião com uma visão geral sobre "Envolvimento da comunidade em museus".

Os acordos celebrados nessa reunião:

1. Promover o trabalho conjunto das instituições parceiras na realização dos objetivos do projeto.

2. Implementar a proposta de avaliação de perfil dos grupos de voluntários culturais dos três museus ligados ao projeto, fornecidos pelos colaboradores da Universidade Autónoma de Madrid.

3. Trabalhar sobre a definição de critérios de boas práticas no trabalho de formação e desenvolvimento de voluntários culturais nos Museus.

4. Avançar na definição dos objectivos da avaliação dos programas de formação para voluntários, que serão estabelecidos na próxima reunião em Roma.

5. Aprovar a imagem corporativa que representará o Projeto durante o seu desenvolvimento, bem como promover o desenvolvimento de uma web que dê visibilidade a ele.

Por outro lado, durante este 2º Encontro, os parceiros foram convocados para um próximo encontro no Musei dei Fori Imperiali, em Mercati di Traiano (Roma, Itália), para junho de 2019.

Nesta reunião os seguintes aspectos serão discutidos:

- Definição do perfil de voluntário dos casos de Lisboa e Roma.

- Estabelecimento de um cronograma de trabalho para a próxima fase de avaliação.

- Fortalecer a comunicação conjunta das instituições envolvidas no projeto.