Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Pesquisa de Património Imaterial

A publicação online das expressões de património imaterial objeto de proteção legal pelo Estado Português, por via da sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, realiza-se através do MatrizPCI, cuja base de dados disponibiliza todos os documentos integrantes de cada processo de proteção legal, independentemente do seu formato (texto, imagem, vídeo, som).

O MatrizPCI é o recurso de internet de referência em Língua Portuguesa para a área do património imaterial, disponibilizando legislação e normativos, publicações, conteúdos educativos, assim como informação sobre as atividades desenvolvidas pela DGPC, como cursos e ações de formação.

Constituindo um dos seus objetivos a divulgação a nível nacional da Convenção UNESCO 2003, o MatrizPCI permite a pesquisa, através das mesmas modalidades de pesquisa sobre a base de dados do Inventário Nacional, de todas as expressões inscritas na Listas e Registo instituídos pela Convenção, cuja tradução e publicação no MatrizPCI por parte da DGPC decorre de autorização conferida pela Sede da UNESCO.

Para aceder ao MatrizPCI, efetuar pesquisas sobre as suas bases de dados, assim como para aceder aos seus diversos recursos, clique AQUI.


Atlas do Inventário Nacional do Património Imaterial Registado em Vias de Registo

A Divisão do Património Imóvel, Móvel e imaterial mantém em permanente atualização o Inventário Nacional do Património Imaterial Registado e em Vias de Registo. Esta atualização constante decorre da evolução jurídica das manifestações imateriais propostas – registada ou em vias de registo.

Através da pesquisa georreferenciada, é possível conhecer a localização exata das manifestações imateriais propostas,  assim como aceder à informação registada no Matriz PCI.

Para aceder ao Atlas do Inventário Nacional do Património Imaterial Registado e em Vias de Registo, clique AQUI.