
Biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga
Consulte abaixo essas Normas, que se manterão em vigor pelo período necessário e até aviso em contrário, podendo ser revistas a qualquer momento!
Normas referentes à utilização da BMNAA no âmbito da Pandemia COVID-19
Acesso:
1. BMNAA está aberta ao público para consultas do seu acervo, podendo acolher até 10 utilizadores em simultâneo por dia.
2. Mantêm-se suspensas quaisquer atividades na BMNAA que suscitem a concentração de utilizadores, como por exemplo visitas de estudo ou conferências.
3. A necessidade de marcação prévia mantém-se, apenas, para a consulta de documentos de Arquivo (conforme o ponto 4, do art. 3º, do Regulamento) e poderá ser feita para os seguintes e mails
Normas específicas de prevenção:
1. Os utilizadores terão de vir munidos de máscaras faciais, dado que a sua utilização é obrigatória durante a sua presença na BMNAA e em todo o Museu.
2. É obrigatória a higienização das mãos com solução antissética de base alcoólica, disponibilizada pela BMNAA à entrada e à saída das suas instalações.
3. Sempre que o leitor se ausente temporariamente da sala de leitura e a ela regresse terá, obrigatoriamente, de voltar a desinfetar as mãos.
4. Os funcionários da BMNAA comprometem-se a garantir que será efetuada a higienização regular dos espaços e dos materiais, bem como a colocação em quarentena dos documentos consultados.
Restrições:
1. Não são permitidos trabalhos de grupo.
AGRADECIMENTO ANTECIPADO:
Agradecemos aos nossos utilizadores a melhor compreensão pelo exposto e o total cumprimento das novas regras de acesso à Biblioteca do Museu Nacional de arte Antiga.
NOTA FINAL:
Estas normas manter-se-ão em vigor pelo período necessário e até aviso em contrário, podendo ser revistas a qualquer momento!
Biblioteca
Inaugurada em 1945, a Biblioteca do MNAA integra um fundo documental especializado em História da Arte, com especial incidência nas áreas de pintura, desenho, gravura, artes decorativas, arquitetura, museologia e museografia, teoria e crítica da arte, conservação e restauro.
Nestes domínios, reúne obras de referência: monografias, publicações em série, catálogos de exposições e de coleções de museus, de coleções particulares e de leilões, teses académicas. Inclui ainda livros impressos antigos, como missais, antifonários, hagiológios, livros de cantochão, crónicas, tratados ou manuscritos (livros de tombo de receitas e despesas de conventos e estatutos de irmandades e congregações religiosas).
O fundo documental, atualmente com cerca de 30 mil títulos, iniciou-se a partir de diversas doações e legados, designadamente as do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga e do legado de José de Figueiredo. Posteriormente, outros fundos foram sendo incorporados, entre os quais o de Francisco de Sousa Viterbo, o fundo Ernesto Soares e o legado Barros e Sá.
O catálogo bibliográfico pode ser consultado em: http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt/.
Arquivo
No website do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, encontra-se inventariada e digitalizada a seguinte documentação do arquivo do MNAA:
Academia Nacional de Belas Artes (1864-1939) http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4712513
Exposição de Arte Ornamental (1881-1891)http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4712496
José de Figueiredo (1869-1937) http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4720892
Este trabalho resultou do Projeto “Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal”, PTDC/EAT-MUS/101463/2008, uma iniciativa do Instituto de História da Arte, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e de um Protocolo celebrado entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto dos Museus e da Conservação, em 2009, e ainda de um Protocolo de Colaboração entre o Instituto dos Museus e da Conservação e a Direcção-Geral de Arquivos, assinado em 2011.
Serviços disponíveis
Leitura de presença.
A consulta do fundo documental, incluindo documentos do Arquivo Histórico do MNAA, está disponível através da leitura presencial, estando o respetivo catálogo bibliográfico informatizado, com mais de 25 mil registos.
Serviço de fotocópias a preto e branco e cores, digitalizações e serviço de resposta a pedidos de informação bibliográfica e de bibliografias temáticas impressas, acessível presencialmente e por telefone, email, fax ou correio postal.
WiFi (livre acesso).
Regulamento
Leia o Regulamento (conforme o original, validado e assinado pelo Diretor-Geral da DGPC, Eng.º Bernardo Alabaça) para conhecer em pormenor as condições gerais de acesso e utilização.
Tabela de preços
Consulte a Tabela de Preços para conhecer os valores da reprodução de documentos praticados pela Biblioteca.
Informações gerais
Contactos
Luís Montalvão (bibliotecário responsável)
Tel.: (00351) 213 912 800
Email: luismontalvao@mnaa.dgpc.pt ou geral@mnaa.dgpc.pt
Horário
De terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17.00h.
Encerra aos fins-de-semana, feriados nacionais e feriado municipal de Lisboa.
Localização
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa
Acessos
Rua das Janelas Verdes:
Autocarros - 713, 714, 727
Av. 24 de Julho:
Autocarros - 728, 732, 760
Elétricos - 15E, 18E
Largo de Santos :
Elétrico - 25E
GPS
38.704516 -9.162278