Concerto de Órgão no Mosteiro de Arouca

Concerto de Órgão no Mosteiro de Arouca

O Mosteiro de Santa Maria de Arouca foi palco, no dia 14 de janeiro, de um concerto comentado que oficializou o lançamento do CD com gravações de órgão efetuadas pelo Organista Rui Soares, no órgão do Mosteiro, com base nos manuscritos e obra de Pedro de Araújo (c.1630-1707).

Pedro de Araújo (c.1630-1707) é uma figura incontornável no panorama da música portuguesa para tecla da segunda metade do século XVII.  A sua obra é composta por um total de 13 obras para tecla, doze com autoria comprovada e uma com autoria atribuída.

Tendo chegado à atualidade através de duas fontes manuscritas conservadas em arquivos portugueses, a sua produção musical percorre os géneros em voga na península ibérica e que compunham o reportório tradicional dos teclistas ibéricos ao serviço de instituições eclesiásticas.

Através das sonoridades do Órgão de Tubos do Mosteiro de Arouca, é agora possível levar a obra deste compositor além-fronteiras, num trabalho, agora em CD, que é resultado da união de vários agentes e entidades, com o apoio da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e o Património Cultural, I.P.

Destaque ainda para o trabalho de Hélder Sousa que, para além da redação dos textos para o booklet do CD, fez as edições de todas as partituras para que o organista Rui Soares as pudesse estudar, interpretar e gravar.

Carlos Pinho

 
Skip to content