Cinema na Casa das Artes | fevereiro

Cinema na Casa das Artes | fevereiro

O mês de fevereiro traz à Casa das Artes do Porto cinema, com destaque para a KULTURFEST, uma parceria com o Goethe Institut, que vai traçar um panorama atual do cinema de expressão alemã.

A abrir a programação, a 1 de fevereiro, estará em exibição o documentário de Pasolini, Comícios de Amor, um objeto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do médium cinematográfico.

Em fevereiro arranca também a retrospetiva da realizadora japonesa Kinuyo Tanaka, uma das mais importantes atrizes japonesas dos anos 1950. No período pós-guerra, tornou-se realizadora. Entre 1953 e 1962, dirigiu seis longas-metragens, trabalhando no cinema mainstream produzido pelo sistema de estúdio japonês. A retrospetiva vai-se estender até o mês de março, com uma palestra sobre a realizadora pelo programador do ciclo Miguel Patrício.

A KULTURFEST chega nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro e até ao final do mês serão ainda exibidos os mais recentes filmes de Stephen Frears.

AGENDA:

QUI- 01- 21h30 [GOLPE DE MESTRE]

COMÍCIOS DE AMOR de Pier Paolo Pasolini (Itália| 1964| DOC | 92′)

Profundamente interessado pelo tempo em que vivia, Pasolini deu com “Comizi d’amore” um exemplo notável do que se chamava na época “cinema-verdade”. Trata-se de um inquérito sobre a sexualidade, que levou Pasolini de norte ao sul de Itália com o propósito de interrogar intelectuais, operários, camponeses, soldados, burgueses, jovens, velhos, crianças, homens e mulheres, num filme realizado no limiar da grande revolução sexual dos anos 60. Objecto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do medium cinematográfico.

SAB – 03- 18h00 [GOLPE DE MESTRE]  (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

CARTA DE AMOR de Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1953 | FIC | 96’)

Lançado um ano após o fim da ocupação americana do Japão, a estreia de Tanaka na realização explora os conflitos profissionais e pessoais de Reikichi, um veterano repatriate que procura o seu amor perdido enquanto traduz cartas românticas de prostitutas japonesas para soldados americanos.

QUI-SEX-SAB (8 a 10 FEV) KULTUR FEST – FESTA DO CINEMA ALEMÃO

Quinta-feira, 8 de fevereiro | 21h30

A SALA DE PROFESSORES DAS LEHRERZIMMER de İlker Çatak (2023 | 93’)

Carla Nowak, uma professora dedicada de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando há uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta mediar entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se implacavelmente confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correcta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite.

Sexta-feira, 9 de fevereiro

19h00

AMOR, MARCOS E MORTE LIEBE D-MARK UND TOD de Cem Kaya (2022 | 96’)

Cerca de 60 anos após a chegada dos primeiros trabalhadores turcos à Alemanha, o realizador Cem Kaya deixa que os primeiros imigrantes contem as suas histórias e, paralelamente, mostra a diversidade da xenofobia alemã através de imagens televisivas da época. A caraterística especial do seu filme é, no entanto, o facto de se concentrar na música no exílio. Por um lado, isto cria uma sub-história da República Federal proletária, vista do ponto de vista dos imigrantes. Por outro lado, Kaya examina um fenómeno cultural. Com excertos de concertos, entrevistas e excelentes imagens de arquivo, documenta a música turca na Alemanha, o seu percurso desde o antigo divertimento nos serões caseiros até à atual cultura pop.

21h30

SISI & EU SISI & ICH de Frauke Finsterwalder (2022 | 132’)

A condessa Irma von Sztáray não tem uma vida fácil. Pouco antes de se candidatar a dama de honor da Imperatriz Elisabeth da Áustria-Hungria, a sua mãe põe-lhe o nariz a sangrar, e depois é colocada num pedestal na corte como se fosse um pedaço de gado e interrogada. Na residência de verão de Sisi, em Corfu, Irma tem primeiro de provar o seu atletismo em exercícios sádicos e é submetida a uma dieta com extratos de cocaína, antes de finalmente poder conhecer em pessoa a imperatriz caprichosa e errática. Entre chás laxantes e sopas de água, caminhadas e tratamentos de beleza, as duas mulheres tão diferentes acabam por aproximar-se – tanto quanto Sisi o permite. Mas todos os verões têm um fim, e as vidas de Sisi e Irma irão mudar drasticamente quando regressarem a Viena.

Sábado 10 de fevereiro

18h00

FALANDO SOBRE O TEMPO ALLE REDEN ÜBERS WETTER de Annika Pinske (2022 | 92’)

Clara conseguiu. Longe das províncias da Alemanha de Leste, leva uma vida independente como professora em Berlim e termina o seu doutoramento em filosofia. Entre as suas ambições profissionais, um caso com um dos seus alunos e a exigente amizade com a sua mãe doutora Margot, tem pouco tempo para a família. Quando Clara regressa a casa com a filha de quinze anos para celebrar o 60.º aniversário da mãe Inge, é confrontada com o seu ideal de uma vida livre e auto-determinada. Qual é o preço que ela tem de pagar por isso?

21h30

INGEBORG BACHMANN – VIAGEM AO DESERTO JOURNEY INTO THE DESERT  de Margarethe von Trotta (2023 | 110’)

A notável e carismática Ingeborg Bachmann conquistou com a sua poesia o bastião masculino da literatura de língua alemã. Embora ainda jovem, Ingeborg Bachmann está no auge da sua carreira quando conhece o famoso dramaturgo Max Frisch. O seu amor é apaixonado, mas as fricções profissionais e pessoais começam a perturbar a harmonia. Quando Ingeborg está em dificuldades, os seus amigos estão lá para ajudar, incluindo Hans Werner Henze e o jovem Adolf Opel, um jornalista vienense e homem de literatura. Viajam juntos para o deserto. Nesta viagem, Ingeborg encontra o caminho de volta para si própria e, acima de tudo, para a sua escrita.

QUI- 15 -18h00 [GOLPE DE MESTRE]  (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

A LUA ASCENDEU de Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1955 | FIC | 102’)

O Sr. Asai mora em Nara com as suas três filhas: a mais velha, Chizuru, que voltou para a casa da família após a morte do marido; a do meio, Ayako, em idade de casar, mas sem pressa de deixar o progenitor; e a mais nova, Setsuko, a mais exuberante das três irmãs que sonha em mudar-se para a capital. Esta última é muito próxima de Shôji, o jovem cunhado de Chizuru que mora num templo próximo da família Asai. Um dia, ele recebe a visita de um velho amigo, Amamiya, que lhe fala sobre Ayako.

SAB- 17 –  18h00 (A TEMPO E HORAS)

O REI PERDIDO de Stephen Frears (REINO UNIDO | 2022 | FIC | 108’)

O mais recente filme de Stephen Frears ( “Ligações Perigosas”, “A Rainha”, “Filomena”) conta a história verdadeira dahistoriadora amadora Philippa Langley que liderou uma busca pelos restos mortais de Ricardo III, o último rei inglês a morrer em batalha. Ansiosa por corrigir a sua reputação muito difamada, Langley enfrentou a condescendência do meio académico, lutou com as possibilidades de financiamento e contou com o apoio de um ex-marido cético mas solidário.

QUI – 22 –  21h30 (A TEMPO E HORAS)

O MESTRE JARDINEIRO de Paul Schrader (EUA | 2022 | FIC | 111’)

Narvel Roth é um meticuloso horticultor que se dedica a cuidar dos pitorescos terrenos de uma plantação sulista pertencente à rica Sra. Haverhill. Quando ela exige que ele aceite uma nova aprendiz, a sua sobrinha-neta rebelde e problemática, segredos obscuros de um passado violento começam a vir à tona e colocam todos em perigo.

SAB – 24  – 18h00 [GOLPE DE MESTRE]  (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

PARA SEMPRE MULHER de Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1955 | FIC | 109’)

Hokkaido, norte do Japão. Fumiko vive um casamento infeliz. O seu único consolo são os seus dois filhos e um clube de poesia que revela ser a sua principal escapatória, permitindo visitas à cidade. Aí encontra Taku Hori, o marido da sua amiga Kinuko que, como ela, escreve poemas. Ela sente-se cada vez mais atraída por ele, porém Fumiko é diagnosticada com cancro da mama. Enquanto os seus poemas são publicados, ela sujeita-se a passar por uma mastectomia. A jovem mulher descobre, então, a paixão por um jornalista que vem visitá-la ao hospital.

A programação de cinema na Casa das Artes resulta de uma parceria com o Cineclube do Porto.

 
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