Prémios APOM distinguem Património Cultural, I.P. na categoria Marketing e Comunicação

Prémios APOM distinguem Património Cultural, I.P. na categoria Marketing e Comunicação

O Património Cultural, I.P. acaba de receber o Prémio APOM 2024, na categoria de Marketing e Comunicação, com o projeto de merchandising infantil “Uma Aventura a Norte”. A cerimónia decorreu esta sexta-feira, 31 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

“Uma Aventura a Norte” arrancou no ano de 2023, pela equipa da então Direção Regional de Cultura do Norte, e, em 2024, é alargado a todo o país, aos monumentos e sítios arqueológicos sob gestão do Património Cultural, I.P.

Na sua primeira fase abrangeu a conceção de produtos para as lojas de sete museus e monumentos, tendo sido pensado, desde o seu início, como um projeto de comunicação integrado.

As novas linhas de merchandising, destinadas especificamente ao público infantil, procuraram ir além do convencional, em prol não apenas da cultura material, mas também do património imaterial, passando pela biodiversidade.

Foram três os ilustradores que aceitaram o desafio de lançar um novo olhar sobre os Museus e Monumentos a Norte – Marc Parchow, Patrícia Figueiredo e Ana Ventura – e o resultado está espelhado nos produtos que hoje estão disponíveis nas lojas físicas e na loja online, numa iniciativa que foi pensada como um projeto de comunicação e que incluiu a produção de vídeo, fotografia e campanhas especialmente concebidas para as redes sociais, loja online e e-mail marketing.

Neste contexto, pensou-se um projeto que, além da criação de conteúdo divertido e apelativo, pudesse ser ao mesmo tempo educativo, ao incentivar o público infantil a saber mais. Desta forma, todos os produtos são acompanhados de um QR Code com acesso a um vídeo sobre o processo criativo e o espaço que o inspirou, apostando na linguagem universal da imagem.

As novas coleções infantis apostaram ainda no made in Portugal, com uma preocupação ecológica e de olhos postos na sustentabilidade, optando-se, sempre que possível, pela utilização de materiais recicláveis e embalagens eco-friendly, o mais minimalistas possível, de modo a evitar o desperdício, ou reutilizáveis.

Com várias propostas inovadoras, com um design moderno e original, de baixo custo, de qualidade, as novas linhas infantis começaram já em 2024, com o Património Cultural, I.P. a alargar-se ao Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Mosteiro de São João de Tarouca, Tongóbriga e Concatedral de Miranda do Douro.

Os Prémios da Associação Portuguesa de Museologia, atribuídos anualmente, têm como objetivo distinguir instituições museológicas e outras entidades, reconhecendo o trabalho desenvolvido e dando visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia em todo o país. De igual forma, são distinguidos os profissionais do setor, procurando incentivar e premiar a criatividade dos museólogos portugueses.

 
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