Na Memória dos Sons no Mosteiro de São Bento da Vitória

Na Memória dos Sons no Mosteiro de São Bento da Vitória

Uma visita guiada à música dos manuscritos do Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, é a proposta para o fim de semana de 20 e 21 de janeiro. Entrada livre.

Uma visita guiada à música dos manuscritos do Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, é a proposta para o fim de semana de 20 e 21 de janeiro. Entrada livre.

Na Memória dos Sons – Paisagens Sonoras do Porto Renascentista é um ciclo de 12 apresentações de obras polifónicas do Renascimento, na maior parte nunca ou raramente ouvidas na atualidade, selecionadas a partir de manuscritos provenientes do Mosteiro de São Bento da Vitória, Porto.

As duas primeiras já têm data marcada e convidam o público, nos dias 20 e 21 de janeiro, a interagir com os músicos e a fazer parte do projeto.

Não se trata, por isso, de um concerto clássico, mas antes oficinas de criação em torno desse reportório inédito ou quase desconhecido.

O modelo proposto é mais próximo do conceito de “visita guiada” do que de “concerto-palestra”, permitindo ao público acompanhar, de forma mediada, os trabalhos do grupo e observar como se processa a transformação de uma representação gráfica, num documento com séculos de existência, para um discurso sonoro com significado atual, enquanto pode contemplar o espaço arquitetónico-histórico numa perspetiva sonora-histórica.

Se num concerto se apresenta o resultado de um processo criativo, aqui é o próprio processo criativo que está em exposição permanente.

Ao longo de cada sessão, os músicos, do grupo Arte Mínima, dirigido por Pedro Sousa Silva. darão informações sobre as obras, os compositores, os instrumentos, o contexto sócio-cultural ou o enquadramento litúrgico. Explicarão também o próprio processo de interpretação destas obras, em particular os desafios apresentados para um músico do século XXI no confronto com música de há quatro séculos.

Todo o trabalho interpretativo será realizado a partir de cópias dos manuscritos exibidas num ecrã de grande formato e os oito músicos, número que reflete uma dimensão média das capelas musicais portuguesas no século XVI, cantarão e tocarão em seu redor.

Pretende-se com isto acrescentar novos elementos de interesse, tanto para os músicos, como para o público, que terá uma experiência mais realista das paisagens sonoras do Porto renascentista.

Na Memória dos Sons – Paisagens Sonoras do Porto Renascentista foi um dos vencedores do programa Criatório promovido pela Ágora – Cultura e Desporto do Porto E.M., e conta com o apoio de Património Cultural, I.P. e Antena 2.

20 de Janeiro 2024 | 20h00-24h00
21 de Janeiro 2024 | 15h00-19h00

 
Skip to content