Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Presentations/ Book releases A decorrer

Mosteiro dos Jerónimos - aparato e beleza na entrada principal

Trabalhos de reabilitação e reorganização recentemente realizados no Mosteiro dos Jerónimos devolveram aparato e beleza à sua escadaria principal. A eliminação de barreiras visuais, a substituição de equipamentos obsoletos e a transferência da loja para um espaço mais adequado contam-se entre esses trabalhos.

Obra de 1625, do arquiteto Teodósio de Frias, a escadaria é formada por duas rampas simétricas e caixa única, cuja abóbada pintada a fresco, verdadeiramente sumptuosa, pode agora ser plenamente apreciada. No topo da rampa da esquerda, colocou-se uma pintura de grande formato, atribuída a José de Avelar Rebelo (c. 1600-1657), representando S. Jerónimo, cujo valor simbólico e artístico ganham aqui pleno sentido e expressão.

Na primeira sala do percurso da visita, no eixo da entrada e da escadaria principal, a transferência da loja permitiu dar visibilidade a painéis de azulejos do século XVII e à pintura de teto, cuja magnificência decorativa pode agora ser apreciada.

Organization:
MJ/DGPC