Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Até 8 de janeiro de 2023

Trienal de Arquitectura | Terra | Exposição Multiplicidade

Decorre a partir 29 de setembro a Trienal de Arquitectura, sob o tema Terra
O Museu Nacional de Arte Contemporânea acolhe, neste âmbito, a exposição Multiplicidade, com a curadoria  de Tau Tavengwa, Vyjayanthi Rao de 2 de outubro até 8 de janeiro de 2023.

Grande parte do mundo está-se a construir sem projecto de arquitectura. À medida que as cidades se expandem a um ritmo sem precedentes, como se reinventam as disciplinas do design e arquitectura para responder a crescentes desigualdades, mudanças climáticas e conflitos? Multiplicidade apresenta uma diversidade de processos colectivos ou informais do Sul Global que adaptam e subvertem modos de acção com métodos ad-hoc para enfrentar estes desafios globais, bem como exemplos de projectos em diferentes escalas que expandem a definição da arquitectura, as suas formas e protagonistas.

A exposição Multiplicidade apresenta o trabalho de profissionais individuais, ateliers de arquictetura e organizações de todo o mundo que exploram a arquitectura numa multiplicidade de maneiras. Muitas vezes operando em difíceis condições ambientais, sociais e políticas, estes profissionais estão a testar os limites da prática arquitectónica. Ao fazê-lo, desafiam igualmente o conceito antiquado de arquitectura, ao mesmo tempo que a reclamam e redefinem como poderosa ferramenta na luta pela equidade e justiça ambiental, económica e social. Uma nova e ágil arquitectura focada nas instituições e na comunidade, e que espelha e aprende com as incertezas do nosso tempo, tem vindo a surgir deste processo. Esta exposição apresenta uma multiplicidade de exemplos

Organization:
Trienal de Arquitectura
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporânea, e outros locais em Lisboa