No acervo do Museu de Cerâmica de Sacavém destacam-se dois núcleos: peças fabricadas na Fábrica, abrangendo as tipologias de loiça doméstica, loiça decorativa, loiça de higiene/sanitária e cerâmica de revestimento e os materiais e utensílios usados na fabricação, como moldes de gesso e madeira, materiais de experimentação e do laboratório, maquinarias, pigmentos originais instrumentos de trabalho.
Em termos cronológicos abrange um período desde 1865 até à década de 80 do século XX num total de 8.000 peças.
O Museu de Cerâmica de Sacavém foi inaugurado a 7 de julho de 2000. A decisão de instalar um Museu em torno do Forno 18 (património da antiga Fábrica de loiça de Sacavém, de construção do final do século XIX, com 10 bocas para alimentação a lenha) e com a missão específica de abordagem da História da Fábrica, foi consequência do processo de encerramento da unidade fabril e da importância que a comunidade local e o Município atribuíam à necessidade da permanência dos vestígios significativos da Fábrica e em torno da qual a própria localidade se desenvolveu.
Contacts and Localization
Governing body:
Câmara Municipal de Loures
Director:
Ana Raquel
Address:
Urbanização Real Forte - Rua Álvaro Pedro Gomes (Entrada piso 1) - 2685-137 SACAVÉM / Praça Manuel Joaquim Afonso (Entrada piso 0) - 2685-145 SACAVÉM
Trains: Estação de Sacavém Urban Bus: Autocarros para Sacavém com partidas da Gare do Oriente, Martim Moniz, Campo Grande e Areeiro (Grupo Rodoviária).CARRIS - 708 Martim Moniz-Parque Nações Norte ( fica a 7 minutos do museu); Rodoviária
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.