Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Até 19 de novembro

A Cadeirinha: Um Meio de Transporte Urbano e Privado

Aproveite os últimos dias da exposição temporária que está patente até 19 de novembro, no Museu Nacional dos Coches (MNC), em Lisboa, A Cadeirinha: um meio de transporte urbano e privado, organizada em parceria com a Universidade Lusófona – Departamento de Museologia e o apoio do GAMNAC.

Aqui poderá sentar-me numa cadeirinha executada na década de 1980 para o Serviço Educativo do MNC (sugestão: tirar uma “selfie”), desfrutar de jogos, de materiais pedagógicos e do apoio do S. Educativo, que o ajudarão a perceber a evolução técnica e histórica destas viaturas, que foram utilizadas na Europa entre os séculos XVII-XIX.

A cadeirinha, apesar do sucesso que teve enquanto meio de transporte, versátil e urbano, reflexo das necessidades, do gosto e das mentalidades do seu tempo, o seu estudo encontra-se pouco aprofundado. Justifica-se, deste modo a realização de uma exposição que ajude a compreender a evolução histórica desta tipologia, com a aproximação ao meio académico, em prol do estudo e da divulgação do acervo do MNC.

O Museu Nacional dos Coches, no âmbito do cumprimento das suas funções enquanto instituição, assume a missão, entre outras, de estudar, expor e divulgar os objetos que integram o acervo do Museu, sob leituras e perspetivas de análise múltiplas. Estas leituras permitem criar narrativas e possibilitar a criação de novas interpretações, não só para os visitantes habituais do Museu, mas também para o público que, por norma, não visita a instituição, procurando-se, deste modo, a manutenção e fidelização dos públicos, bem como o estudo e a divulgação das coleções.

O Museu inclui no seu acervo uma coleção de cadeirinhas, cujos modelos permitem análises e pontos de partida para reflexão.

Apesar do sucesso que teve enquanto meio de transporte, versátil e urbano, reflexo das necessidades, do gosto e das mentalidades do seu tempo, o estudo da cadeirinha encontra-se pouco desenvolvido. Justifica-se, por este motivo, a realização de uma exposição que ajude a compreender o que eram estes veículos, as técnicas e materiais de construção, os elementos decorativos que os compõem, os modos de utilização no passado e no presente.

O estudo das coleções do Museu não se pode encerrar no universo fechado da instituição. A missão de investigação/estudo deve alargar-se a outras áreas, nomeadamente ao mundo académico, criando para tal parceria entre o Museu e Universidades.

A exposição que agora se apresenta pretende ser o ponto de partida para a criação de um programa de exposições temporárias de valorização das coleções e, em simultâneo, de aproximação do meio académico e ao meio museológico. Deste modo, a presente exposição faz-se em conjunto com a Universidades Lusófona – Departamento de Museologia.

Organização:
MNC/DGPC
Local:
Museu Nacional dos Coches, Lisboa