
Exposições Prolongada até 24 de setembro
Exposição O Poder da Paisagem. Olhar uma Paisagem e Pensar no Mundo
Está patente, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu a Exposição O Poder da Paisagem. Olhar uma Paisagem e Pensar no Mundo.
Esta exposição apresenta 125 obras, maioritariamente da coleção do Museu, que estavam em reserva e outras que regressaram recentemente, depois de terem estado expostas no Palácio da Cidadela, em Cascais, desde 2014. Para além destas obras, a exposição integra também minerais da coleção do Museu, que se encontram em depósito no Museu do Quartzo. Como também tem sido habitual expomos também obras convidadas, neste caso 5, pertencentes a uma coleção privada da cidade.
O tema da paisagem é transversal nas coleções do Museu Nacional Grão Vasco. Desde as pinturas de Vasco Fernandes, apesar de nelas ainda estar remetida à condição de cenário religioso ou quotidiano, até às pinturas naturalista, do início do séc. XX, onde a paisagem adquire forte reconhecimento e prestígio.
A exposição está organizada em 5 núcleos temáticos que apresentam o encontro ativo entre a Natureza e o Homem e a forma como este foi registado pelos pintores de diferentes épocas. Pode também percorrer esta exposição de uma forma diferente: através de uma visita sensorial a paisagens tão poderosas quanto a nossa imaginação.
É este percurso fascinante que o Museu Nacional Grão Vasco oferece aos visitantes.
- Organização:
- MNGV/DGPC
- Local:
- Museu Nacional Grão Vasco, Viseu
Próximos Eventos
-
Exposições Até 5 de novembro
Modistas de Chapéus | A coleção do Museu Nacional do Traje
-
Exposições Patente até setembro
Vestir, Desenhar e Pintar o Fado AMÁLIA por Paulo Azenha
-
Exposições Patente até 29 de outubro
"Tão Uteis como os Originaes" A Coleção de Galvanoplastias do MNAA
-
Exposições Até 15 de outubro
"Telesma e os Cavaleiros do Mar" Exposição
-
Exposições Patente até 24 de setembro
Obra Convidada «ALBRECHT DÜRER»
-
Exposições Até 26 de setembro
Mais que Azul. Uma viagem pela história da Arte de Marrocos
-
Exposições Até 1 de outubro
A Coleção Guerra Junqueiro no Museu Nacional de Arte Antiga
-
Exposições Está patente
A Cadeirinha: Um Meio de Transporte Urbano e Privado