Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Prolongada até 31 de dezembro

Portreto de La Animo Art Brut etc | Exposição e Programa Paralelo

Foi prolongada até 31 de dezembro, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a exposição Portreto de la Animo Art Brut etc,  a “maior exposição” de arte bruta da Península Ibérica, composta por 150 obras, com o objetivo de convocar debate e reflexão sobre saúde mental, ao abrigo da programação “Arte&Saúde”.

O Museu Nacional Soares dos Reis, em parceria com a  Câmara Municipal de São João da Madeira, o Centro de Arte Oliva e os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger, com o apoio do Circulo Dr. José de Figueiredo, apresenta uma exposição de retratos e autorretratos que integram a Coleção Treger Saint Silvestre, uma das mais importantes e extensivas coleções privadas de Arte Bruta no mundo.
A partir da expressão em esperanto portreto de la animo – que em português significa “retrato da alma”–, a exposição irá proporcionar o encontro entre obras do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis e da coleção Treger Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva. Retratos e autorretratos apresentam-se como ferramentas de exploração do mundo interior e das suas múltiplas expressões.

A fruição da obra de arte é complementada por um programa de atividades para públicos diferenciados. Destacamos os momentos de reflexão e debate sobre a articulação entre arte e saúde mental, tema que atravessa grande parte das obras em exposição.

Richard Treger e António Saint Silvestre iniciaram a sua coleção inspirados no percurso iniciado por Jean Dubuffet, pioneiro na recolha de produções artísticas que se convertem em relatos do inconsciente. Pela primeira vez, apresentam a sua Galeria de Retratos no MNSR.

A exposição tem o apoio mecenático da Fundação Millenium bcp e da Lusitânia Seguros, bem como o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

Programa Paralelo

Visitas
6 dezembro (4ª feira), 13h30 Pausa no Museu: o artista Tomasz Machcinski
Comentada por Miguel Almeida, do Centro de Arte Oliva
9 dezembro (sábado), 12h00 Retratos e Autorretratos entre o distúrbio da lucidez
e a semântica da loucura 
Comentada por José Rui Teixeira
13 dezembro (4ª feira), 13h30 Pausa no Museu: o artista Jaime Fernandes
Comentada por Miguel Almeida, do Centro de Arte Oliva
19 dezembro (3ª feira), 18h00 Poesia e Arte Bruta
Comentada por Maria Reis e Ana Anjos Mântua, do MNSR
+ INFO


Organização:
MNSR/DGPC; Câmara Municipal de São João da Madeira; Centro de Arte Oliva; António Saint Silvestre e Richard Treger
Local:
Museu Nacional Soares dos Reis, Porto